Neste aspecto, como em outros, as exigências económicas indicam a necessidade de construir de preferência as estradas com mais directa influência em zonas ou regiões produtivas. Talvez que uma das causas do elevado deficit da balança comercial provenha de dificuldades nos transportes por estrada em certas regiões.
Não se vê bem a razão que justifica a construção de uma ponte a ligar a ilha de Moçambique com o continente. No ano passado e este ano gastaram-se somas relativamente altas nesta obra. Tanto quanto é possível avaliar, a sua utilidade reprodutiva à distância e até com conhecimento do próprio local, não se vê prioridade na execução desta obra sobre outras com maior interesse económico.
No caso da ligação da Beira a Lourenço Marques, a não ser que haja exigências de natureza política ou milita r a justificar a construção de certos troços, também parece haver necessidade de um estudo cuidadoso sobre a reprodutividade das verbas nela utilizadas. E se se concluísse pelo adiamento da construção, deveria ser seguido resolutamente este caminho.
e nos aeroportos, que ultimamente tem consumido quantias avultadas, gastaram-se 84 816 contos, contra 53 256 contos em 1963.
Devem juntar-se 1000 contos do subsídio à Junta Provincial de Povoamento.
II Plano de Fomento