e algumas de pequena importância, mas pode organizar-se um pequeno quadro que agrupa as principais:

A despesa elevou-se a 9 938 000 patacas, 27,9 por cento da despesa ordinária. Correspondem a 54 663 contos. O aumento em relação a 1963 elevou-se a 10 849 contos, o maior dos diversos- capítulos da despesa.

O desenvolvimento de despesa é geral, mais acentuado aqui ou além. Em patacas podem indicar-se algumas verbas: Os gastos na assistência e beneficência aumentaram apreciavelmente para quantia superior a 5 040 000 patacas, mas também se notam progressos de relevo em outras rubricas, como mo subsídio de família e em outros subsídios, na compra de viaturas para os serviços públicos e em mais.

O capítulo que contém os encargos gerais tende a aumentar. Talvez que algumas despesas que o inflacionam pudessem ser incluídas em outros serviços.

Algumas importâncias desta classe de despesas têm compensação adequada nas receitas. O recurso ao empréstimo ou a subsídios reembolsáveis para pagamento das despesas extraordinárias, incluindo o financiamento do Plano de Fomento, limitou-se a 15 948 contos. As receitas extraordinárias, 56 389 contos, provêm do seguinte:

Enquanto em quase todas as outras províncias ultramarinas os empréstimos ou subsídios reembolsáveis formam a quase totalidade das receitas extraordinárias, e outro tanto aconteceu em Macau no exercício de 1963, o recurso a esta forma de financiamento reduz-se a cerca de 28 por cento do total. A diferença provém da própria província sob a forma de saldos de anos económicos findos.

A seguir dá-se a súmula das receitas e despesas extraordinárias durante este número de anos:

(a) Respeita aos créditos revalidados e inclui receitas provenientes dos saldos das contas de exercícios findos (14 718 contos), empréstimos da metrópole (8338 contos), subsídios reembolsáveis da metrópole (16 501 contos) e fundo de reserva (3 745 contos). Apesar do pequeno recurso ao empréstimo e a subsídios reembolsáveis, as despesas extraordinárias atingiram a maior cifra na história financeira da província.

O Plano de Fomento utilizou 39 649 contos.

As despesas extraordinárias tiveram a seguinte aplicação: