Os 13 104 contos de melhoria no deficit da balança comercial vieram da baixa de 3665 contos no que se importou e aumento de 9439 contos nas mercadorias exportadas. Timor importa essencialmente bens de consumo. Talvez pudesse fabricar algumas das mercadorias importadas, mas nunca poderá fazer descer consideràvelmente o quantitativo total.

Assim, ao examinar a lista das importações, nota-se um variado número de pequenas quantias e a ausência de verbas de grande projecção.

Destaca-se de todas as importações a de tecidos de algodão, que subiu muito em 1963, como se nota a seguir:

Propositadamente se deram mais pormenores este ano no mapa das importações, para que se possa avaliar da possibilidade de produzir na província artigos, mercadorias ou géneros mandados vir de fora, como o leite, a manteiga, obras de certos metais e outros. A gama dos produtos exportados é muito resumida, e dentro dela ocupam posição dominante o café, muito distanciado, a copra e a borracha.

A seguir indicam-se as exportações:

Os três produtos compreendem cerca de 94 por cento das exportações, ou 51 511 contos. Mas o café, com 80 por cento do total, sobreleva todos os outros.

Este predomínio de um produto é perigoso, porque leva a paradoxos, aliás bem-vindos, como o de 1964, em que menores quantidades de café produziram soma mais alta: menos 291 t de café produziram mais 7577 contos. A seguir indicam-se em peso as principais exportações:

É pena que certos produtos reduzam a sua influência na exportação, como o camim, o feijão e outros, embora seja de aplaudir a melhoria no amendoim e na borracha, em relação a 1963.

O valor unitário do café subiu muito, atingindo 18,4 contos, mais cerca de 5 contos do que em 1963, como se nota a seguir:

Estranhou-se o ano passado o baixo preço unitário das mercadorias exportadas. O ano de 1964, neste aspecto, apresenta uma recuperação muito salutar. A comparticipação do agregado nacional no comércio externo de Timor é pequena, talvez devido às comunicações.

A metrópole, que em 1961 exportara 52 732 contos de mercadorias para Timor, só enviou 19 448 contos três anos depois. E no entanto há mercadorias provenientes do es-