Não se poderá dizer que são grandes as despesas ordinárias. A falta de receitas que as compensem tem atrasado a organização e eficiência de certos serviços, e entre eles os serviços técnicos. Mas o bom comportamento das receitas nos últimos anos faz prever melhores dotações no futuro. Pode ter-se ideia do paralelismo entre o aumento da receita e despesas ordinárias no exame dos números que seguem:

O desenvolvimento das despesas que atingiram o índice de 844 em relação a 1938 compara-se com o acréscimo nas receitas ordinárias. O índice destas fixou-se em 889, uma diferença para mais de 45 pontos em relação às despesas ordinárias. E esta diferença que tem permitido o equilíbrio orçamental e a formação de excessos que, sob a forma de saldos de anos económicos findos, auxiliam o progresso social da província.

As despesas ordinárias em 1964 Viu-se que o aumento das despesas se elevou a 5317 contos. Reforçaram-se as verbas da administração geral e fiscalização, que representam essencialmente pessoal, e as dos encargos gerais. Estes últimos tiveram o aumento de 3149 contos.

A seguir indicam-se as despesas ordinárias nos dois últimos anos, com os aumentos e diminuições:

Dívida provincial Em comparação com outras províncias, a dívida provincial é alta, pois atinge, com subsídios reembolsáveis, mais de 361000 contos. Ainda subiu SI 191 contos em 1964.

Os números que seguem definem a dívida:

Dívida representada por empréstimos ... 27 583

Subsídios reembolsáveis ............... 333 600

Apesar de tão alto capital da dívida, os encargos reduzem-se a 829 contos. Incluem os juros da dívida consolidada e a amortização (309 contos) de um empréstimo gratuito. Não tem sido possível iniciar as amortizações de maior relevo. O aumento de despesa que se nota neste capítulo proveio dos serviços aéreos, que utilizaram 1104 contos, contra 781 contos em 1963.

As despesas discriminam-se como segue:

O deficit dos transportes, de 240 contos, proveio de uma despesa de 1104 contos contra uma receita de 864 contos.

Classes inactivas Nas classes inactivas o deficit é muito grande. Viu-se que a receita (compensação de aposentação) se