se traduziu em 7440 contos no período de 1962-1963, em 4920 contos no de 1963-1964 e em 2855 contos no período de 1964-1965, precisa de ser aumentado e de ser dado sempre a tempo do ser aproveitado com a máxima eficiência.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Como nesta altura ainda não ternos orçamento para a campanha de 1965-1966, que já devia ter começado, é indispensável que a Secretaria de Estado do Comércio do a conhecer quanto antes a verba a aplicar, para se poderem estabelecer os planos de propaganda do vinho do Porto.

Sr. Presidente: Ligadas à exploração da floresta, poderemos criar actividades de grande interesse para algumas regiões e até à escala nacional.

Há diligências feitas para instalar na bacia do Tâmega uma fábrica de celulose e outra de aglomerados de madeira, localizadas, a primeira, no concelho de Mondim de Basto e, a outra, no de Ribeira de Pena, concelhos com mais de 80 por cento da sua área total coberta de matas. O estudo prevê um investimento de 600 000 contos, uma produção anual de 80 000 t de celulose, de 30 000 t de aglomerados de madeira e uma exportação anual de cerca de 360 000 contos.

As instalações situam-se no 2.º perímetro florestal do País e o seu raio de influência abrange, do distrito de Vila Real e de outros, vários concelhos que seriam altamente beneficiados. Toda uma vasta região povoada por gente que agora abandona a terra ficaria valorizada em termos racionais, porque o transporte do material lenhoso para grandes distâncias só seria feito em prejuízo do lavrador, visto o industrial pagar a matéria-prima à porta da fábrica. A região só sobreviverá à grande crise agrária se industrializar em boas condições os seus produtos.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Estas unidades fabris dariam emprego a cerca de 2500 activos, que, com os familiares aderentes, fixariam na região 8000 a 10 000 pessoas, representando assim um valioso meio de prender à terra os seus filhos e de melhoria de vida numa zona subdesenvolvida do interior.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - O empreendimento é considerado de grande interesse regional, por isso se deslocou a Lisboa no passado dia 23 de Fevereiro uma luzida representação do distrito de Vila Real, em que as entidades administrativas, políticas e corporativas vieram pedir ao Governo o andamento rápido das formalidades no sentido de que sejam concedidos sem delongas os alvarás pedidos para as fábricas de celulose e de aglomerados do Tâmega.

Tive a honra de acompanhar essa representação regional, e daqui solicito aos serviços oficiais e aos ilustres membros do Governo de quem dependa a concessão dos alvarás que com a possível brevidade dêem os pareceres e tomem as suas decisões.

Vivemos uma época em que por toda a parte se aspira à mais justa repartição da riqueza. Para isso, a exportação dos recursos nativos dos meios rurais não deve continuar a conduzir a uma diminuição na área subdesenvolvida e ao maior enriquecimento só para as regiões de desenvolvimento pleno.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Outro sector selectivo será a indústria de fundição, que está em franco crescimento e mostra possibilidades de exportar em boas condições para os mercados evoluídos da Europa e da América. Em 1965 exportou cerca de 50000 contos para a Suécia, Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Suíça, Holanda e Canadá.

A indústria de fundição está na base do fabrico de automóveis, equipamentos agrícolas e industriais, máquinas-ferramentas, aparelhos electrodomésticos, etc.

A Europa tem cada vez maior falta de peças fundidas, e Portugal pode vir a ser um considerável fornecedor de produtos de fundição nos mercados internacionais.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - No parecer de especialistas da matéria, um investimento neste sector possibilitará com boa rentabilidade melhoria considerável no produto nacional e na balança do comércio.

Com o bom aproveitamento e boa coordenação do que já temos em fundições poderemos aumentar a exportação, e com a conveniente e criteriosa ampliação da indústria portuguesa de fundição conseguiríamos lançar-nos com segurança para uma exportação anual da ordem dos 800 000 contos de peças fundidas não acabadas, as quais poderiam ser valorizadas ainda até cerca de 1,5 milhões de contos, mediante a inclusão de acabamentos nos produtos fundidos.

E fundamental garantir as características de boa qualidade aos produtos fabricados e que a indústria de fundição evolua de acordo com o nível geral atingido nos países mais desenvolvidos do estrangeiro.

Com o objectivo de promover o fomento e progresso desta indústria foi criada a. Associação Portuguesa de Fundição em 1964, organização jovem que representa já mais de 80 por cento da produção nacional de fundidos e é dirigida por industriais muito competentes, que estão a trabalhar com entusiasmo e vontade de tornar aquele organismo útil à indústria fundidora nacional. Como organização nova que é, precisa de ser ajudada pelas entidades oficiais, nomeadamente o Fundo de Fomento de Exportação, com auxílios financeiros para a propaganda desta indústria no estrangeiro e a sua participação em exposições.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - A siderurgia do Marão pode e deve servir de base a um crescimento possível e vantajoso da indústria de fundição, que utilizaria matérias-primas e mão-de-obra nacionais. Para colocar a sua produção tem-se debatido com grandes dificuldades, porque a baixa das cotações internacionais fizeram com que só no ano de 1964 exportasse a um preço médio da ordem de 1 $20 por quilograma cerca de 18 000 t de gusa.

Em lugar de exportar, com dificuldades, gusa e outras matérias-primas, Portugal poderá exportar mais peças fundidas, mais máquinas-ferramentas, mais ferroligas. etc., e, mediante a inclusão de acabamentos nos produtos fundidos, exportá-los com o valor acrescentado da mão-de-obra portuguesa e da técnica portuguesa.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - A laboração da siderurgia de Vila Cova em termos de desafogo económico será do maior interesse para o distrito de Vila Real, visto representar um empreendimento motor naquela região.