Construção da estrada de Miranda do Corvo a Semide e rápida ligação a Coimbra; Construção de uma pequena unidade hoteleira na Serra da Vila; Defesa e valorização do artesanato local do sector da olaria popular;

Montemor-o-Velho: Valorização dos velhos mosteiros existentes; Aproveitamento do castelo com a instalação no mesmo de um restaurante e casa de chá; Valorização das doçarias regionais. Construção de uma pousada na Póvoa das Quartas; Construção de uma piscina em Oliveira do Hospital; Construção de uma represa no rio Alva, a jusante de Avô; Eeparação da estrada para a igreja Moçarabe de Lourosa; Alcatroamento da estrada d" ribeira da Alva; Eeparação da estrada da ponte das Três Entradas-Vale de Maceira; Alargamento e rectificação da estrada da Catraia de S. Pais-Oliveira do Hospital; Defesa e valorização do artesanato local (trabalhos de cobre) e dos produtos regionais para a alimentação.

Pampilhosa da Serra: Construção de uma pousada e de um abrigo para pescadores junto à barragem de Santa Luzia; Grande reparação e alcatroamento nas estradas de acesso à barragem de Santa Luzia; Aproveitamento da região da barragem de Santa Luzia para o turismo social; com instalação de colónias de média altitude; Exploração da barragem de Santa Luzia e da barragem do Cabril do Zêzere para a pesca desportiva, desportos náuticos, etc.; Repovoamento florestal do concelho e aproveitamento das florestas existentes para o turismo; Aproveitamento da serra do Açor para colónias de montanha e valorização turística da região de Fajão; Valorização turística de Lorvão, com organização em pequeno museu do recheio artístico do Mosteiro de Lorvão; Valorização das estradas de acesso a Lorvão; Construção de uma pousada na Portela de Oliveira, lugar vulgarmente denominado Cidade dos Moinhos, e alcatroamento da estrada florestal de acesso; Instalação de uma pousada turística na Casa de Eepouso de Penacova.

Penela: Aproveitamento do castelo para instalação de uma pousada e construção de um abrigo da montanha na serra do Espinhão; Construção da estrada Espinhal-Castanheira de Pêra. Arborização do alto de S. Pedro Dias pelos serviçps florestais; Construção de uma pousada na serra de S. Pedro Dias; Apoio ao artesanato regional.

Soure: Construção de uma represa no rio Soure: Defesa e valorização do conjunto urbano da sede do concelho. Construção de uma piscina da sede do concelho; Valorização das estradas concelhias. Eestauro e aproveitamento das igrejas, palácios e monumentos da cidade, nomeadamente a Igreja de Santa Cruz, a porta especiosa da Sé Velha, a capela da Estrela, o Convento de S. Domingos, o Palácio de Sobre-Eibas e a Torre de Anto; Aproveitamento das instalações do actual café de Santa Cruz para exposições de arte; Construção de um novo edifício para a biblioteca municipal, libertando os claustros do Mosteiro de Santa Cruz; Defesa e valorização da cidade alta; Valorização da mata do Choupal e do vale de Canas, com a instalação de infra-estruturas para o turismo das classes populares; Eesolução do problema ferroviário da cidade e eliminação das passagens de nível da volta da Ferradura e do Calhabé: Construção do troço da estrada marginal da Portela ao parquo da cidade; Construção das chamadas avenidas utilitárias e marginal; Construção de albergues de juventude; Construção de uma pousada no vale do Inferno, de um hotel de turismo na cidade e de um restaurante de primeira categoria.

Sr s. Deputados que entraram durante a sessão:

Antão Santos da Cunha.

António José Braz Esgueiro.

Armando Cândido de Medeiros.

Artur Alves Moreira.

Francisco Cabral Moncada de Carvalho (Cazal Ribeiro).

Francisco José Eoseta Fino.

Henrique Ernesto Serra dos Santos Tenreiro.

João Duarte de Oliveira.

João Ubach Chaves.

José Dias de Araújo Correia.

José Manuel da Costa.

José Soares da Fonseca.

Júlio Alberto da Costa Evangelista.

Manuel Henriques Nazaré.

Manuel João Cutileiro Ferreira.

D. Maria Ester Guerne Garcia de Lemos.

Paulo Cancella de Abreu.

Sebastião Alves.