Passivo Da situação global do sistema bancário apresentam-se os seguintes elementos, relativos ao triénio de 1962-1964.

Estes elementos referem-se apenas aos três bancos que funcionam na província: Banco Nacional Ultramarino, Standard Bank of South África, Ltd. e Barclay's Bank (Dominion, Colonial & Overseas):

A observação do mapa supra evidencia, em relação aos anos anteriores, sensível quebra nas reservas de caixa, o que não pode deixar de afectar o coeficiente de liquidez desta na banca comercial. O volume de crédito distribuído através das duas principais rubricas - «Carteira comercial» e «Empréstimos diversos» - elevou-se, no decurso do ano de 1964, de 311 275 contos, o que representa uma expansão de 10,3 por cento, superior, portanto, em 5,7 por cento à observada no período homólogo precedente, que foi de 4,6 por cento.

De igual modo, observou-se no conjunto dos depósitos da banca comercial um acréscimo de 199 917 contos, correspondente a um incremento superior a 18 por cento. Além das instituições de crédito acima mencionadas, existem ainda na província duas caixas económicas: a do Montepio de Moçambique e a Caixa Económica Postal, esta. garantida pelo Estado.

Também funciona na província uma instituição de crédito aos agricultores - a Caixa de Crédito Agrícola-, cuja actividade continua muito reduzida por falta de recursos de capital que possibilitem o alargamento das suas operações.

Comércio externo e balança comercial À balança comercial de Moçambique apresentou em 1964 um saldo negativo de l 447 790 contos, o que traduz agravamento de 22,5 por. cento em relação ao ano anterior.

Esta evolução foi determinada essencialmente pelo aumento do déficit comercial com a metrópole e o ultramar, dado que nas relações comerciais da província com o estrangeiro se observou sensível equilíbrio entre a elevação das importações e exportações.

De facto, o agravamento da balança comercial, consubstanciado, em relação a 1963, em 266 704 contos