Na sua quase totalidade, o movimento comercial importador de Timor é feito dos países estrangeiros, principalmente dos territórios asiáticos (Singapura, Hong-Kong e Japão), motivado, talvez, pela sua situação geográfica em relação a esta província.

Vamos mostrar no quadro a seguir a influência tios mercados externos na economia da província, fazendo o confronto com os dois últimos anos:

No quadro a seguir está patente a evolução da exportação nos últimos três anos:

E de frisar o decréscimo bastante acentuado que se verifica nas importações vindas da metrópole, em oposição no acréscimo bastante elevado verificado em relação as províncias ultramarinas e aos países estrangeiros.

Sob o ponto de vista global, as importações acusaram uma diminuição, embora ligeira, em relação aos anos anteriores (menos 3665 contos do que no ano de 1963).

Vamos fazer uma discriminação pormenorizada dos principais países fornecedores:

Constata-se um aumento considerável nas importações feitas de Singapura (+4774 contos), Hong-Kong (+41*06 contos), Austrália (+1225 contos) e Japão (+4140 contos).

Da Europa destacam-se a Alemanha (+267 contos) n a Holanda (+204 contos).

Também é de salientar o decréscimo que se verifica na Dinamarca (- 217 contos) e na Inglaterra (- 1751 contos). No que respeita ao comércio exportativo há a assinalar:

Aumento considerável no movimento havido para o estrangeiro (+ 11 012 contos);

Decréscimo acentuado no fornecimento de produtos à metrópole (-3370 contos);

Acréscimo de poder exportativo com as províncias ultramarinas (+1796 contos).

Há um aumento na exportação se examinarmos este quadro globalmente, traduzindo esse acréscimo um apreciável aumento de produção.

Mas examinando-o especificadamente, verifica-se um decréscimo bastante acentuado no que respeita à metrópole.

No quadro comparativo com os últimos dois anos especifica-se a distribuição dos quantitativos das exportações pelos diferentes consumidores:

A Dinamarca continua a ser o principal consumidor, comprando exclusivamente café.

Aumentaram o seu consumo os países: Holanda (+3019 contos); Singapura (+2129 contos); Dinamarca (+2617 contos) e Alemanha (+927 contos).

Assinala-se uma diminuição bastante nítida nos países: Estados Unidos ria América (-710 contos); Japão (-1787 (contos); e na metrópole (-3370 contos).

343. Como o café é o principal produto exportativo, apresenta-se um quadro onde se mostra o movimento e sua distribuição pelos principais países consumidores: