[...] pulalam visam pértida e criminosamente a desorientação, a sabotagem e ao envenenamento da alma para a generosa do mundo infantil e juvenil. Tão [...] e monstruosa campanha a pedir urgentemente a adopção de sérias medidas preventivas quando não de uma [...] acção policial [...] e terceiros, no mais íntimo do nosso ser ao reflectirmos que dela são ou podem vir a ser vítimas inocentes os que são carne da nossa carne e sangue do nosso sangue! Que todas as pessoas conscientes estejam pois á altura das graves responsabilidades que lhes cabem e constituam uma frente unida e combatam o bom combate - combate frontal e maciço e contínuo como salvaguarda da [...] espiritual como garantia da perpetuidade moral, digno mesmo, da própria mortalidade da alma da Pátria. A causa da educação é uma causa de grandeza e de beleza ímpares. Cooperemos todos com ela, demo-nos totalmente a ela.

Vozes: - Muito bem!

parte» Honremo-nos honrando a sua memória e fixemo-nos na ideia de que tão edificantes exemplos sempre hão-de continuar a [...]

Disse

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. José Alberto de Carvalho: - Sr presidente. Após a Segunda guerra mundial, a esperança num advento de nova [...] de paz, justiça e harmonia entre os povos encheu de alegria a humanidade. No entanto logo no começo dessa era foram frustradas as esperanças substituída a paz, a concórdia, a justiça pela chamada guerra fria precursora da guerra quente que esgota as [...] das nações desviando para outros fins os meios necessários, a promoção do bem-estar e da educação, factores essenciais, a paz e ao entendimento entre os homens.

Uma incerteza e uma instabilidade afectam hoje os campos da vida humana com marcada incidência no ritmo do progresso educacional que sofre de maneira marcada a influência crescente do desenvolvimento das carências à margem dos valores materiais e espirituais do homem.

Se é certo que o desenvolvimento tecnológico contribuiu e continua a contribuir, no sentido da criação de condições para um maior bem-estar e para melhores condições materiais de vida não é menos certo que a excessiva confiança nos métodos científicos como únicos meros de solução para todos os problemas da vida humana tende a destruição da parte espiritual dessa mesma vida (crenças costumes, padrões morais, limitações de liberdade, barreiras que desde sempre constituíram com autoridade incontestável a mais elevada razão da superioridade do homem na sua convivência social, vão perdendo o sentido entre as novas gerações. Deve-se este tacto a uma criada interpretação que levou o liberalismo surgido depois da guerra a uma atitude céptica e cínica em relação aos valores tradicionais e ao culto da razão, primeiramente com o único desejo de mudar e em seguida como uma forma de permitir ao homem uma mais larga gama de possibilidades da criação anseio a que, no seu critério se opunham esses valores na medida em que lhes cortam a liberdade em qualquer ramo da data ou do pensamento, quando essa liberdade ofende os valores éticos de uma civilização. A nova tendência invadiu as letras, as artes e a música procurando invadir o próprio campo da filosofia e da educação produzindo assim um homem desesperado incrédulo sem qualquer [...] a que possa ocorrer quando perdido na sua própria tempestade se considera imensamente infeliz.

Parece-me pois oportuno o presente aviso prévio não só pela análise que proporcionada do nosso sistema educativo como ainda pelo muito que via a contribuir para a reforma dos conceitos que desde há muito influenciam esse sistema. Antes pois das breves considerações que vou fazer, julgo dever mau exprimir a minha admiração e felicitação ao avisante nosso ilustre colega Dr. Braamcamp Sobral não só pelas considerações já feitas e de grande alcance como ainda pela iniciativa que tomou.

Certo é que o ilustre Ministro Galvão Teles, na sua comunicação ao País de 16 de Dezembro findo ao anunciar o projecto do Estatuto da Educação Nacional equaciona os diferentes problemas da nossa estrutura educativa a procura dar-lhes solução. Nessa comunicação feita em moldes [...] o que sem dúvida constitui notável documento a ilustrar as Comunicações do 40.º Aniversário da Revolução Nacional, são apontadas as linhas gerais em que deverá assentar uma reforma de educação e ensino e fica por ela feita a afirmação de que para a solução destes +problemas duas objecções se põem dinheiro e tempo.

Não deixa no entanto de ser oportuno este aviso prévio como decreto o não ter o que o ilustre Deputado Nunes de Oliveira efectivou na legislatura anterior pois que certamente nas diversas intervenções se [...] sugestões válidas a considerar na redacção definitiva do estatuto.

Antes de mais e fundamentalmente é lógico que procuremos encontrar um conceito de educação que satisfaça as interrogações da juventude e ao mesmo tempo se enquadre nas nossas próprias tradições. Numa expansão dos intercâmbios humanos em que as trocas de experiência e pontos de vista ajudam ao estudo das reform as nas nações, isto é, num estudo comparado dos sistemas de educação, verificamos que nas linhas gerais esses sistemas se regem pelas mesmas fórmulas mas que na sua estrutura completa eles são influenciados pelo conjunto das forças actuantes que constituem a cultura e a personalidade de cada povo.

Todo o desenvolvimento comunitário com as suas exigências de adaptação das populações às novas práticas não é compatível com o atraso e a ignorância o mesmo se dando com todos as tentativas de permeabilização em relação às técnicas sanitárias, à higiene, ou à puericultura, que são a base indispensável para uma ética, desenvolvimento e promoção social dos povos. Sem compreensão e capacidade de comunicação os princípios e as técnicas [...]