de melhoria do salário familiar, de protecção e assistência materno-infantil são condições básicas para assegurar a expansão harmónica da população metropolitana, de que dependem a defesa e povoamento do ultramar, a continuidade do esforço de desenvolvimento económico e a salvaguarda dos valores da civilização lusíada.

Equilíbrio demográfico territorial - A urgência do desenvolvimento dos imensos territórios desocupados de Angola e Moçambique impõe que se oriente para o ultramar a corrente maciça da emigração da nossa população jovem da metrópole que demanda o estrangeiro.

Vozes: -Muito bem, muito bem!

orientação profissional são metas prioritárias neste domínio.

Vozes: -Muito bem!

O Orador: - Economia agrícola - O êxodo rural e o fraco rendimento da nossa agricultura constituem um travão ao progresso económico da maior parte do território da metrópole.

O planeamento regional, a previdência social dos rurais e a reconversão agrícola são meios adequados a superar essa crise. O seu êxito depende, porém em larga medida, da mobilização das camadas jovens no sentido de se equiparem profissional e tecnicamente para impulsionar a racionalização de uma agricultura moderna e progressiva.

Vozes: - Muito bem!

Vozes: - Muito bem, muito bem!

até às suas metas, usar a linguagem sonora da sua esperança e da sua fé. Têm de enfrentar e tragar o fel dos seus juízos, por vezes precipitados ou injustos, e dar resposta às suas inquietações, sem desviar a face dos interlocutores ou tentar fugir-lhes com enganos.

Vozes: -Muito bem, muito bem!

O Orador: - Sr Presidente Srs Deputados: Há 34 anos - quase tantos como aqueles que conta o mais novo dos Deputados desta Câmara-, Salazar, dirigindo-se à Nação perante a academia nacionalista do País reunida no Teatro de S Carlos(47) e que acabava de lançar o movimento da Associação Escolar Vanguarda, precursora da Mocidade Portuguesa, perguntava:

Os estudantes estão aqui, e os vossos professores onde estão?

Hoje, ao ver os novos desinteressados das nossas organizações da mocidade, ao assistir à sua debandada dos campos, ao assinalar a sua fuga para os mercados de trabalho da Centro-Europa e do além-Atlântico, ao ouvi-los furtarem-se à responsabilidade dos quadros políticos para que, aliás, tão pouco os preparam, pergunto ainda os mestres, os educadores, os soldados, os políticos adultos, os velhos responsáveis do Regime estão aí. Nós os saudamos! E os jovens onde estão?

Senhores porque não estão connosco?

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado

O Sr Duarte de Oliveira:-Sr Presidente, Srs Deputados: Não quis que este aviso prévio sobre educação fosse encenado sem deixar aqui também um pequeno e apressado depoimento, ou melhor, sem que, sobre tão transcendente assunto, eu não desse o meu público testemunho.

Há uma tendência universal para estabelecer a confusão entre o significado dos dois vocábulos «educação» e «instrução». Mesmo nos livros da especialidade é frequente, é mesmo comum, o emprego da palavra «educação» como sinónimo de «instrução».

Apesar disso, todos nós sabemos que são duas realidades perfeitamente diferenciadas, embora vivam, na generalidade, interligadas ou, pelo menos, devam caminhar sempre a par.