Precisamos, pois, de mais escolas! Louvor aos dirigentes que a esse problema têm estado bem atentos, ao máximo se esforçando para o resolver.

Depois das considerações que venho de tecer na generalidade, como Deputado pelo círculo de Lisboa, gostaria agora de abordar o problema do ensino técnico no concelho de Vila Franca de Xira cujo lugar [...] na industria portuguesa é bem notório.

O plano da citação de escolas industriais tem vindo a desenvolver-se nos últimos anos um ritmo de que o grande público geral se apercebe. Recordo-me de uma estatística que fiz há tempos e já hoje largamente desactualizada em dez anos, o numero de escolas técnicas tinha aumentado de 55,5 por cento e a sua frequência de 222 por cento o que traduzia bem a maior capacidade das novas escolas e a ampliação a que muitas das antigas tinham sido sujeitas.

Dentro desse plano, foi natural e muito justamente criada a Escola Industrial e Comercial de Vila Franca de Xira, em 1938, e nesse mesmo ano começou a funcionar em instalações improvisadas.

A sua frequência actual é de 2270 alunos dos quais cerca de 80 empregados das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, que se esforçam, para além das horas do serviço por se valorizarem. O mesmo sucede com muitos outros empregados de fábricas da região.

Embora a funcionar em instalações precárias, é já escola muito rentável para o País. É exemplo de que se não pode esperar pelo perfeito, pelo completo, para [...] corre-se o risco de se perder o comboio, a oportunidade.

Vozes:- Muito bem!

O Orador:- São conhecidas as dificuldades surgiram para a implantação do edifício que a escola de Vila Franca de Xira requer e bem merece. Conhecem-se, porem os esforços contínuos, incansáveis, do presidente daquele município para ajudar a resolve-las a sua têmpera de homem publica, [...] dedicado à missão que lhe foi confiada, dá-nos a garantia de que tal consiga em breve.

Quanto à execução da obra, a Junta de Construções para o Ensino Técnico e Superior tem os seus créditos tão largamente [...] que nada há que recear na celeridade com que o projecto se concretizará.

O S. António Santos da Cunha:- Muito bem!

O Orador:- A escola de Vila Franca de Xira serve a parte norte do concelho e está já superlotada.

O grosso da indústria tem-se desenvolvido a sul a zona de Alverca do Ribatejo sendo hoje uma das mais importantes no complexo industrial do País.

A freguesia de Alverca tem cerca de 12 000 habitantes, Vialonga 6000 Póvoa de Santa Iria outros 6000.

Em Indústrias dos ramos aeronáuticos, metalomecanico, químico, construção naval e outros, ocupam-se cerca de 9000 pessoas, número que será aumentado com cerca de 2500 com as novas indústrias têxteis, de cervejaria e outras em curso de instalação.

De tal evolução se apercebeu argutamente e ilustre Ministro das Corporações e Previdência Social ao resolver instituir em Alverca do Ribatejo o maior centro comum de aprendizagem do País, destinado a dar um prévio ensinamento aos jovens que não trabalhar nas indústrias locais. Certamente que esta possibilidade estimulará os aprendizes a prosseguirem na sua promoção técnica, e que só lhes será possível através frequência de uma escola industrial.

O terreno para a implantação do centro comum de aprendizagem foi inteligentemente e generosamente transaccionado por um homem de vistas largas e grande coração. Parcela para a escola industrial de Alverca também a sua [...] reservou já.

O conjunto das duas grandes escolas- o centro comum de aprendizagem e a escola industrial- pode bem constituir a nossa primeira Universidade Profissional, exemplo que nos vem da nação irmã e amiga, a gloriosa Espanha, ao instituir a Universidade Laboral de Gijon com o fim de nivelar as classes sociais por meio da cultura.

Vozes:- Muito bem!

O Orador:- Em Gijon um milhar de alunos em regime de internato e outro milhar como externos filhos de trabalhadores manuais e com preferência para órfãos destes, estudam dos 10 aos 18 anos diversos [...].

Os que reúnem condições acima da média prosseguem os seus estudos em escolas superiores do Estado debaixo da protecção e patronato da Universidade Laboral.

Na base do desenvolvimento espectacular que a indústria espanhola conseguiu após uma guerra duríssima e no alto nível hoje atingida esta certamente o cuidado posto na preparação profissional da sua juventude. Segundo tal exemplo, estamos com segurança no bom caminho.

As circunstancias [...] para que em Alverca centro demográfico importante centro de gravidade de um volume industrial máximo no País, se requeresse, natural e logicamente a maior unidade de ensino técnico profissional.

Além de se preparar pessoal para industrias básicas na economia nacional, não podem esquecer-se as necessidades em mão-de-obra das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico. Oficinas que são [...] básico funcionamento da nossa Força Aérea. Força Aérea que e trave mestra na movimentação, na logística e no apoio no combate das nossas tropas em África.

Vozes:- Muito bem!

O Orador:- a criação do centro comum de aprendizagem é já um facto.

Ao ilustre Ministro da educação Nacional, em quem tenho notado sempre um interesse muito particular por tudo quanto se refere ao ensino técnico profissional, daqui apresento a minha solicitação muito empenhada para que, o mais urgentemente possível, se lhe dê o complemento indispensável a escola industrial de Alverca do Ribatejo.

Solicitação que representa o anseio das autoridades locais e das grandes indústrias da região, sequiosas de pessoal com boa formação profissional.

Para esta solicitação me atrevo a pedir o apoio da Assembleia Nacional, se ela for considerada justa e oportuna, como disso estou muito convicto.

Vozes:- Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado

O Sr. André Navarro:- Sr. Presidente Srs. Deputados. Atingida a fase final da constituição da barragem do Caia, que permitirá o regado cerca de 7000 ha de escaldante teria alentejana, aproxima-se, assim, o início