Produto bruto agrícola

Estes quadros mostram-nos claramente não sincronização de variações, a dizer-nos que a um acréscimo de 21 pontos em 1965 relativamente à média anual de 1953-1957 no número de caçadores correspondeu uma descida de 2 pontos no peso da caça abatida, mas correspondendo-lhe um crescimento de 100 pontos na consideração, a preços correntes do seu valor no produto bruto agrícola. Certamente os caçadores e o Instituto Nacional de Estatística terão explicação para a não sincronização de variações, que não tive tempo de perscrutar. Também em boa verdade talvez não houvesse interesse em investigar, a título imediato, tal assunto, uma vez que, como vamos fazer obra nova, nos seus caboucos lá encontraremos as explicações e as razões que porventura se acolhem como as melhores para a reestruturação do sistema.

Aliás, como já se foi dizendo, há na caça coisas que não têm a medi-las quaisquer módulos físicos ou valóricos, por exemplo o carácter desportivo e o convívio por veze moderna desejável não apenas para satisfazer necessidades de aspectos importantes de estrutura mas também para satisfazer as de não menos importantes aspectos de conjuntura. E esses todos que assim se bateram e batem não nos esqueçamos que for gente de todas as camadas sociais incluindo gente desta Assembleia Nacional gente da Câmara Corporativa e gente de vários serviços oficiais.

E isso nos acarreta a nós, que temos de nos debruçar em última análise sobre os termos em que se dará à promulgação a lei competente - de que derivará todo o [...] regulamentador - uma soma enorme de responsabilidades já que, como muito bem o disse com a ênfase necessária as circunstâncias, o nosso ilustre colega Doutor Águedo de Oliveira, exactamente um dos mais valorosos paladinos desta causa, «são grandes os interesses em jogo».

Vozes: - Muito bem!

de interpretação ao sabor de quem lê. Principalmente porque é preciso não esquecermos de que todas as razões do douto parecer da Câmara Corporativa - essa peça que chega a Ter recorte elevado na sua revocação histórica, a par de Ter alto cunho jurídico e legalístico (o que não é de estranhar, dado saber-se que a Câmara Corporativa é alfobre de técnicos de incontestável mérito, qualquer que seja o ângulo a partir do qual os apreciemos) - é preciso, dizia não nos esquecermos de que todas essas razões de tão douto parecer e as palavras onde nesta Assembleia se proferiram nada disso é geralmente escutado principalmente nos meios rurais ( e muitos urbanos valha a verdade). Os caçadores nessas condições de não acústica só saberão de que se passa de novo quando a fiscalização cair em cima deles com o incisivo ponteiro da legalidade!

Prezados colegas: Passarei a formular quatro desejos que desde já dou à consideração da Assembleia, ainda que algo deles pudesse ser preferência relegado para