Já se notara o extraordinário desenvolvimento das Faculdades de Letras. A cifra de 1936-1937 eleva-se a 887.
O progresso nas outras Faculdades é pequeno. No caso da Faculdade de Medicina houve mais 142, mas o número de diplomados diminuiu, apenas 252 médicos, menos 25 do que no ano anterior.
Também não são melhores as notícias sobre a frequência das escolas de engenharia - Porto e Lisboa -, com 2488 alunos matriculados mais 30 do que em 1964-1965. E também neste caso diminuiu o número de diplomados, menos 15. O caso da Escola de Veterinária é típico do desinteresse por problemas que tocam profundamente a economia nacional, neste caso a pecuária. Aumentou de 10 o número de alunos para 160 diminuiu para 5 o número de diplomados, que fora 14 no ano anterior.
Na análise feita ao produto interno bruto no (...) de 1964 notou-se a posição da agricultura e pecuária.
A melhoria duradoura e acentuada só pode ser obtida por maior assistência técnica. Na pecuária 5 novos veterinários formados em 1964-1965 é manifestamente insuficiente.
Em compensação, cresceram muito os alunos das Faculdades de Letras e Direito, em especial na de Letras, onde o número de diplomados atingiu 397.
Esta ligeira análise da frequência e alunos diplomados mostra uma indiferença confrangedora pelos cursos essenciais ao desenvolvimento económico. Se pudesse ser feito aqui o estudo da colocação dos diplomados - na engenharia, veterinária e agronomia - se nos serviços do Estado, se na actividade privada, ter-se-ia ainda melhor ideia da falta de técnica em sectores basilares da economia nacional.
Coimbra foi contemplada com maior verba, mais 1828 contos, seguida pela Universidade Técnica, mais 1489 contos. A melhoria de verbas em 1964 elevou-se a 6342 contos, cerca de um terço para a Universidade do Porto.
As cifras do quadro que dão o custo de cada Universidade, combinadas com as do número de diplomados, permitem calcular o custo de cada aluno matriculado e diplomado.
(b) Três Faculdades de Medicina, (...)
Neste caso é visível a discrepância entre letras, ciências o técnica, com vasta predominância das primeiras em alunos e em diplomados. Já o ano passado se notaria esta anomalia num país que tenta desenvolver a sua actividade. Isolando em três grupos as cifras, obtém-se o quadro seguinte, em que ainda mais se acentua a importância do primeiro, tanto em alunos como em diplomados