Já se notara o extraordinário desenvolvimento das Faculdades de Letras. A cifra de 1936-1937 eleva-se a 887.

O progresso nas outras Faculdades é pequeno. No caso da Faculdade de Medicina houve mais 142, mas o número de diplomados diminuiu, apenas 252 médicos, menos 25 do que no ano anterior.

Também não são melhores as notícias sobre a frequência das escolas de engenharia - Porto e Lisboa -, com 2488 alunos matriculados mais 30 do que em 1964-1965. E também neste caso diminuiu o número de diplomados, menos 15. O caso da Escola de Veterinária é típico do desinteresse por problemas que tocam profundamente a economia nacional, neste caso a pecuária. Aumentou de 10 o número de alunos para 160 diminuiu para 5 o número de diplomados, que fora 14 no ano anterior.

Na análise feita ao produto interno bruto no (...) de 1964 notou-se a posição da agricultura e pecuária.

A melhoria duradoura e acentuada só pode ser obtida por maior assistência técnica. Na pecuária 5 novos veterinários formados em 1964-1965 é manifestamente insuficiente.

Em compensação, cresceram muito os alunos das Faculdades de Letras e Direito, em especial na de Letras, onde o número de diplomados atingiu 397.

Esta ligeira análise da frequência e alunos diplomados mostra uma indiferença confrangedora pelos cursos essenciais ao desenvolvimento económico. Se pudesse ser feito aqui o estudo da colocação dos diplomados - na engenharia, veterinária e agronomia - se nos serviços do Estado, se na actividade privada, ter-se-ia ainda melhor ideia da falta de técnica em sectores basilares da economia nacional. As cifras adstritas às Universidades não são grandes. Progrediam 4534 contos em 1965, como se verifica no quadro seguinte.

Coimbra foi contemplada com maior verba, mais 1828 contos, seguida pela Universidade Técnica, mais 1489 contos. A melhoria de verbas em 1964 elevou-se a 6342 contos, cerca de um terço para a Universidade do Porto.

As cifras do quadro que dão o custo de cada Universidade, combinadas com as do número de diplomados, permitem calcular o custo de cada aluno matriculado e diplomado. Será talvez mais realistico, para ter ideia do ensino superior, dai uma resenha dos diversos elementos que o caracterizam.

(b) Três Faculdades de Medicina, (...)

Neste caso é visível a discrepância entre letras, ciências o técnica, com vasta predominância das primeiras em alunos e em diplomados. Já o ano passado se notaria esta anomalia num país que tenta desenvolver a sua actividade. Isolando em três grupos as cifras, obtém-se o quadro seguinte, em que ainda mais se acentua a importância do primeiro, tanto em alunos como em diplomados