Este problema dos técnicos do grau superior na indústria é certamente um dos mais delicados. A sua não existência em muitas indústrias explica atrasos que se reflectem na produtividade da economia em conjunto. A Universidade Técnica de Lisboa tem dotações, que se elevaram a 26 731 contos, mais 1489 contos do que em 1964. No quadro seguinte distribuem-se as dotações por classes orçamentais.

Continua a fazer-se notar a baixa dotação de material e encargos e no caso do Instituto Superior Técnico, com oficinas e laboratórios, a verba de 1516 contos pode considerar-se muito diminuía. Para a população escolar de 2138 alunos, durante um ano inteiro, não pode havei trabalho prático e eficaz.

A seguir indica-se o custo de cada aluno matriculado em cada uma das escolas da Universidade Técnica.

O custo de cada veterinário diplomado atingiu tão grande cifra porque o número de diplomados (5) é muito baixo.

Estas cifras foram calculadas na base da despesa de cada escola. O Ministério da Educação tem uma grande obra a realizar em matéria de ensino universitário e em especial de ensino nas ciências e na técnica. O seu esforço deveria incidir sobre instalações próprias para melhor trabalho laboratorial, que deixa muito a desejar e é hoje a base das profissões superiores na técnica.

Por outro lado, o número de engenheiros e médicos diplomados é muito pequeno para as necessidades do País, no continente europeu e nas províncias ultramarinas. Não há cobertura técnica ou médica adequada.

Viu-se, pela análise dos alunos matriculados, a tendência para as frequências das Faculdades de Letras. Julga-se que unia parcela dos alunos de Letras procuram apenas um grau superior de educação a não utilizar depois profissionalmente.

As necessidades do País requerem o emprego de todos em objectivos úteis, dando à palavra o significado lato e não estritamente económico.

Tão grande tendência paia as Faculdades de Letras pode significar inutil ização de capacidades intelectuais de relevo, que poderiam ter grande influência na investigação científica e técnica, sem a qual não é possível o progresso desejado por todos. Houve ligeira melhoria nas verbas destinadas à instrução artística, como se nota no quadro seguinte. A despesa com os teatros nacionais aumentou para 9573 contos, a caminhar para o dobro das escolas e academias de belas-artes, e mais do que o dobro de todos os museus. A discriminação da despesa do Teatro Nacional de S. Carlos é a seguinte.

Contos

Subsídios não reembolsáveis 7421

Subsídios reembolsáveis.... 145