Elevaram-se a 137 207 contos as despesas de ensino liceal, mais 8368 contos do que em 1964. A verba de pessoal aparece com mais 8404 contos.

No quadro seguinte discriminam-se as despesas.

Interessa vigiar a evolução das verbas consignadas a material e encargos, que são baixas e ainda não melhoraram apreciavelmente em 1965. A seguir discriminam-se essas verbas para material.

Contos

Nos encargos, com 3484 contos, as verbas mais salientes são as relacionadas com iluminação, aquecimento e limpeza. Em qualquercaso considerando as necessidades de ensino prático, as verbas são modestas. A despesa com o ensino técnico, médio e elementar, comercial e industrial e agrícola, foi de 238 797 contos. Cerca de 90 por cento pertence às escolas comerciais e industriais (213 461 contos). A seguir desdobram-se as despesas.

O aumento em relação a 1964 deu-se quase todo nas escolas industriais e comerciais, que melhoraram a sua frequência. No ensino médio comercial e industrial professado em seis escolas, três comerciais e três industriais e dispêndio elevou-se a 12 376 contos, e o número total de alunos consta do quadro que segue.

Nos três institutos industriais o aumento de alunos matriculados foi da ordem dos 461. Diplomaram-se mais 20 do que o ano passado. A frequência é baixa para as necessidades o a despesa pequena.

No caso do ensino médio agrícola há três escolas de regentes agrícolas, com a frequência de 884 alunos, o que para um país "essencialmente agrícola" não corresponde às exigências.

O ensino médio comercial, industrial e agrícola está ainda longe de satisfazer as necessidades da economia nacional.

Escolas comerciais e industriais Havia 97 escolas oficiais de ensino comercial e industrial em 1965, com 132 264 alunos.

O aumento deste ano foi da ordem dos 10 por cento.

O número de escolas particulares, neste ensino, 69 em 1965, tiveram a frequência de 3559 alunos o que é muito pouco.

Incluindo o ensino oficial, particular e individual, o número de alunos matriculados eleva-se a 140 329 contra 129 099 em 1964. A subida no número de alunos, foi toda no ensino oficial. Parece ser relativamente satisfatório o (...) de alunos que concluiu o curso. As escolas industriais e comerciais distribuem-se por todo o País mas o exame das cifras revela a grande concentração nos distritos de Lisboa e Porto.

A seguir indica-se a frequência em todo o País.