Nota-se a disparidade dos índices de um mínimo de 497 em Cabo Ver de sobe para o máximo de 2108 em Angola.

O índice médio de todos os territórios fixou-se em 791 e a metrópole, Cabo Verde, e Macau têm índices inferiores ao médio. Compreende-se o da metrópole pelas razões apontadas acima.

O problema das despesas do ultramar está intimamente ligado ao das receitas ainda mais do que na metrópole.

A demora na subida das receitas em Cabo Verde e Macau é causa directa do desfasamento dos índices das despesas ordinárias destas províncias em relação aos outros territórios ultramarinos.

Distribuição das despesas ordinárias Mais de 40 por cento das despesas ordinárias e as utilizadas através do capítulo orçamental respeitante aos serviços do fomento. Este facto deve-se a serem contabilizados neste capitulo as despesas dos serviços autónomos de maior relevo.

Dos outros capítulos têm importância os encargos gerais, onde se inscrevem muitas e variadas verbas algumas que logicamente deveriam pertencer a outros capítulos.

A seguir indicam-se as despesas ordinárias, discriminadas por serviços:

O novo facto [...] é o aumento sensível nos encargos da dívida, que em geral, eram muito baixos devido às baixas taxas de [...] a amortizações muito modestas.

A percentagem dos encargos subiu de 3,8 para 3,5 por cento. Nos outros capítulos deram-se alterações: diminuição na percentagem dos serviços de fomento, aumento nos serviços de administração geral, fiscalização e outros.

Serviços autónomos Os serviços autónomos têm grande influência na conta de Moçambique e ultimamente, na de Angola.

Numa e noutra destas províncias eles compreenderam diversos serviços de transportes, povoamento e outros. Mas são os primeiros que lhe dão o seu realce.

Os caminhos de ferro e portos de Angola e Moçambique põem largas e relativamente evoluídas zonas do interior de África em contacto com os mercados europeus e africanos. Mercadorias como cobre, algodão, tabaco e muitas outras encontram caminho fácil através dos instrumentos do fomento, como portos e caminhos de ferro em território nacional. Não admira que as receitas e despesas destes serviços sejam altas, em especial naquelas duas províncias. A seguir indicam-se as despesas ordinárias dos serviços autónomos: