estranho nas cifras. O Ministério do Ultramar deve investigar este problema. O Estado não pode continuar indefinidamente a entregar somas da ordem dos 600 000 contos para sei em transferidas para pagamento de mercadorias, nos termos acima indicados. As moedas transaccionadas durante o ano foram as seguintes: Uma vez mais se verificou em 1965 um grande aumento de receitas, que atingiu quase 600 000 contos, num total da ordem dos 5 238 000 contos, ou cerca de 11,4 por cento de acréscimo. E este ano as receitas próprias (com os serviços autónomos) produziram a maior parcela.

A influência das receitas extraordinárias é grande, e atingiu quase l milhão de contos, mas não cresceram muito, como se nota a seguir:

Convém individualizar as três grandes lúbricas nos aumentos das receitas totais da província a das receitas gerais, a das receitas extraordinárias e a dos serviços autónomos

Contos

Receitas próprias + 858 367

Serviços autónomos + 159 170

Receitas extraordinárias + 78 456

Aumento + 595 993

Nota-se que 358 367 contos do acréscimo total pertencem às receitas gerais, e que ainda este ano os serviços autónomos melhoraram as suas receitas. A comparação das receitas ordinárias com idênticas despesas mostra o progresso das primeiras - uma diferença para mais da ordem dos 269 776 contos:

A diferença entre receitas e despesas ordinárias não é tão grande como a de 1963 e 1964. É que as despesas ordinárias têm tido progressão contínua que talvez fosse conveniente amortecer.

Nos dois últimos anos os aumentos de umas e outras foram os seguintes:

Em 1965 a subida nas despesas ordinárias atingiu 469 360 contos, o que parece ser muito, no momento actual. Adiante se verificarão as causas. Os problemas de Angola estão ligados ao nível das receitas ordinárias. É difícil atingir o justo equilíbrio entre as possibilidades de tributação e as necessidades da província. Este equilíbrio não é fácil nos velhos países, escorados em elementos financeiros ti adicionalmente conhecidos. Muito menos o é em regiões subevoluídas, de incertas possibilidades tributárias em algum anos, e desejosas de despender o maior somatório possível de recursos em esquemas que levaram décadas a executar em países mais velhos e com maior experiência