A receita nos dois últimos anos foi a que segue:

O aumento nos caminhos de ferro da província, ou 118 384 contos, proveio do de Lourenço Marques em grande parte. Para a diminuição no da Beira concorreram os acontecimentos políticos iniciados em 1965 e outras razões.

Conta do exercício de 1965 A conta do exercício da Direcção dos Portos, Caminhos de Ferro e Transportes acusa o saldo de 282 083 contos. A receita total atingiu a alta cifra de 1 822 397 contos. Para ela concorreram os caminhos de ferro com a quantia já indicada.

A origem da receita e da despesa pode ser expressa da forma seguinte:

Receitas

Contos

Estabelecimentos acessórios .............. 3 147

Saldos de anos económicos findos ......... 204 162

Administração ............................ 41 480

Nota-se que na receita se incluem 204 162 contos de saldos de anos económicos findos.

A diferença entre os saldos incluídos na receita e o saldo aprovado é de 77 921 contos a favor do último, que representaria o saldo do exercício. A receita do tráfego elevou-se a 1 536 237 contos, mais 246 147 contos do que no ano anterior. Como se verificou acima, os caminhos de ferro da província concorreram para esta soma com 118 384 contos.

Na despesa há verbas alheias à exploração, incluídas em encargos gerais.

Entre elas podem mencionar-se 158 600 contos para a defesa nacional e 23 000 contos pata o Plano Intercalar de Fomento. Somam 181 600 contos, que poderiam ser incluídos no saldo do exercício. Deve informar-se que no Plano Intercalar do Fomento estão incluídos 144 729 contos destinados a transportes.

A situação é financeiramente boa. Esta impressão é reforçada pelo pagamento de encargos de empréstimos, no total de 162 943 contos.

Análise das receitas Publica-se adiante um mapa que dá os diversos elementos relacionados com as receitas para diversos anos, com início em 1950.

Este mapa mostra o considerável desenvolvimento dos instrumentos económicos da província.

As receitas totais em 1950 arredondavam-se em 461 550 contos e em 1 618 705 contos em 1965.

O aumento é visível em todas as explorações, embora quantitativamente mais acentuado nos caminhos de ferro.