(a) Quanto às receitas compreendem rendas diversas, venda de água, venda de materias usados, compensação de aposentação etc. Quanto às despesas, compreendem os prejuízos apurados na exploração das oficinas, centrais eléctricas e fabrico de materiais.
Nos saldos de exploração destacam-se o caminho de ferro de Lourenço Marques o porto de Lourenço Marques e o porto da Beira.
Todas as explorações mostram saldo, excepto a da camionagem automóvel. Os transportes aéreos, com saldos negativos em anos anteriores, apresentaram pela primeira vez o saldo positivo de 1494 contos.
Nas diversas explorações, já enumeradas em pareceres anteriores, o saldo positivo atingiu a soma de 61 978 contos.
Assim os saldos da exploração elevaram-se a 659 922 contos (466 428 contos em 1964 e 130 922 contos em 1930).
Caminho de ferro da Beira
As suas receitas somaram 457 275 contos, repartidos como segue:
Contos
A receita do tráfego aumentou 46 310 contos para 431 966 contos, mas a receita total na conta diminuiu, detido à inclusão de menores saldos de exercícios findos (76 447 contos em 1964 e 10 800 contos em 1965).
Os acontecimentos políticos que pairam no horizonte, a materializarem-se, hão-de exercer influência perniciosa sobre a conta deste caminho de ferro.
Esta receita pode ser comparada com a dos portos da metrópole.
Os dois portos de Lourenço Marques e Beira produziram quase toda a receita. Somando, obtêm-se 653 549 contos.
Os saldos de exploração são grandes e atingiram o máximo em 1965 como se verifica nos números seguintes, que dão os saldos desde:
Contos
A melhoria acentuou-se nos últimos anos.
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