Este mapa pode ser comparado com idêntico publicado o ano passado, relativo ao II Plano de Fomento, e pode resume-se da forma seguinte:

Inclui-se o movimento do II Plano para efeitos de comparação.

Objectivos do Plano Intercalar Já se aludiu, ao examinar as despesas extraordinárias, ao destino das verbas. Uma grande parcela das despesas aplicou-se no Plano Intercalar, nos objectivos seguintes:

Contos

Utilização de empréstimos Os empréstimos somaram 509 982 contos, 469 982 provieram da metrópole e 40 000 contos de obrigações do tesouro de Moçambique. É bom que a província, dentro de suas possibilidades de investimento, financie as obras realizadas para apetrechamento económico-social.

A verba de 40 000 contos parece modesta.

A seguir indicam-se as aplicações dos empréstimos:

Contos

Estudos em modelo reduzido e trabalhos complementares dos portos de Lourenço Marques, Beira e outros .............. 3 717

(a) Inclui 469 982 contos de empréstimos da metrópole e 40 000 contos do empréstimo das obrigações do Tesouro de Moçambique.

Como se nota, há variedade de objectivos, talvez dispersos e de poucos efeitos imediatos. Todos eles parecem ter uma finalidade económico-social e caberem dentro dos preceitos constitucionais que, nos últimos anos, são interpretados com generosidade.

O quadro acima publicado pode resumir-se na forma seguinte:

Contos

Obras hidroagrícolas relacionadas com povoamento ........... 142 294

Plano rodoviário, portos, caminhos de ferro e farolagem .... 113 404 As obras hidroagrícolas e de povoamento continuam a consumir verbas elevadas e têm lugar no Limpopo e no Revuè. Podem ser altamente reprodutivas nos aspectos políticos e sociais, mas deve entender-se que a reprodução económica no povoamento é baixa.

Saldos de contas A província de Moçambique encenou as contas do exercício de 1965 com o saldo de 169 793 contos, idêntico ao de 1964.

Os resultados foram os seguintes:

Contos

+ 170 643

- 850 A diferença entre as receitas e despesas ordinárias elevou-se a 170 643 contos, mas houve uma diferença negativa entre as receitas e despesas extraordinárias.

Contos

Saldo do exercício + 169 708