Todo o seu complicativo transito que mais parecia um verdadeiro labirinto nem por isso veio solucionar o problema eficientemente pois a sua localização dividindo a cidade sensivelmente a meio virá a criar problemas futuros á expansão do seu núcleo populacional tão notório e para já veio criar cinco cruzamentos com três estradas nacionais e com duas municipais a determinar outros tantos pontos de conflito de transito [...] fazem ao mesmo nível [ ]. Já tristemente assinalados com dezenas de tragédias correspondentes a outros tantos acidentes de viação quase todos incluindo mortos apesar de ser ainda relativamente recente a sua construção.

Impor-se-á portanto que pelo menos no que diz respeito aos cruzamentos com as estradas nacionais os acessos á cidade só façam por passagens superiores ou inferiores á variante de molde a obviar aos inconvenientes apontados pois o acidentado do terreno permite-o perfeitamente. As ligações á zona central da cidade também se fazem defeituosamente pois das quatro existentes três são através de passagens de nível do caminho de ferro e apenas uma alias situada no extremo sul da cidade não apresenta esse [...] inconveniente. Mas há mais a notar são as ligações ao porto de Aveiro outro valor positivo da região que custa a reconhecer que presentemente se fazem através do emaranhado da circulação citadina há muito a necessitar da devida correcção e que só com a localização de vias directas em ligação com o Norte e com o Sul do distrito poderão vir a permitir o movimento de mercadorias que a zona portuária já justifica mas que futuramente ainda mais justificará pois as previsões são lisonjeiras para um desenvolvimento portuário cada vez mais indispensável á economia do Norte e Centro do país.

As soluções técnicas para estes problema que pretendo evidenciar constam de trabalhos já elaborados e que fazem parte do plano director da cidade que apesar de apresentado á consideração superior já fez dois ano s continua a aguardar a sua apreciação final mas ponho certa reserva na sua integral aprovação pois ser haver divergências entre tal planeamento e o projecto pela Junta Autónoma de Estradas pelo que poderão não prevalecer na sua totalidade as previsões do plano citadino. Mas formulo o melhor dos votos por que se solucione o problema de acordo com a circunstancia actual e tendo em vista o que melhor aconselhará o futuro. Reconhece-se que as condições financeiras do momento não comportarão porventura o melhor arranjo mas não se criem obstáculos[...] quando em melhor situação futura que poderá ser próxima se possam encerar soluções ideias.

Vozes: - Muito bem!

O orador: - Ainda quanto a ligações próximas da cidade com o litoral não quero deixar de realçar a que se faz presentemente com as praias da Barra a Costa Nova do concelho de Ílhavo e com S. Jacinto do concelho de Aveiro ligações estas com significado mais amplo que o anterior em que predominavam necessidades ligadas a todos os sectores de actividade pois a estas se acrescentarão aquelas outras relacionadas com o turismo fonte de proventos a não desprezar e para a qual muito poderá contribuir uma região irrigulavel pelas características próprias á

Restante área do País.

A ligação com a Barra e a Costa Nova faz-se presentemente através de via nada aconselhável aos fins apontados atravessando as Gafanhas quando é absolutamente

Necessária uma nova via directa àquelas praias e que venha a galgar a ria que as afasta das restantes áreas por uma nova lançada em local mais aconselhável e de acordo com as obras portuárias em substituição da velhíssima e carunchosa ponte de madeira que desde sempre tem sido a única ao dispor das populações locais e daquelas que demandam tais paragens ,mormente na época estival em que são alvo distinguida por grandes massas de turistas e [...]

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - tal substituição alias ansiosamente aguardada há largos anos é imperiosa no momento não se sabe por que se não executa pois já vem sendo incluída em planos de trabalho sucessivamente e até dotada com ainda não decidiram permitindo a sua execução.

O Sr. Paulo Cancella de Abreu: - V. Ex.ª dá-me licença?

O Orador: - Faça favor.

O Sr. Paulo Cancella de Abreu: - Quero dizer uma palavra sobre a questão da ponte da Barra realmente carunchosa porque a madeira é coroida por um micróbio especial. Chega a ser perigoso passar nela de automóvel e as próprias camionetas de passageiros fazem descer os passageiros para estes passarem a pé. Já aqui declarei mais do que uma dúzia de vezes contra a existência dessa ponte dizendo que era uma vergonha. A resposta que recebia era sempre está em estudo e dependente das obras da ponte continua em estudo há mais de 20 ou 30 anos apesar de ser indispensável resolver a situação em face do perigo que a velha ponte obedece para a vida das pessoas que nela transitam.

O Orador: - Muito obrigado a V. Exa. pela sua achega a qual vem justificar a chamamento que evoco neste momento.

Entretanto a velha ponte de madeira vai resistindo ao tempo com todos as seus onerosos problemas de conservação que anualmente se levantam e oxalá não tenhamos que lamentar tristes ocorrências alias na sequência de outras se a sua estabilidade perigar pois as correntes e as condições da agua abalam os seus pilares também de madeira já bastante carcomidos em constante acção corrosiva. Para além destes inconvenientes que poderão ter consequências funestas há que registar os períodos de paralisação que os trabalhos de conservação determinam com prejuízo evidente para os seus utentes e para o isolamento das população que vivem além-ponte.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - A ligação da sede do concelho com S. Jacinto que administrativamente lhe pertence continua sem solução rodoviária eficiente via terrestre e até via fluvial por ausente porquanto nada existe que o permita e quem necessitar de se deslocar até àquela aprazível zona terá de percorrer 30 Km atravessando três outros concelhos ( Albergaria-a-Velha, Estarreja e Murtosa), quando se houvesse uma ponte a ligar o forte da Barra de S. Jacinto a cidade ficara a curta distancia de 6 Km por que se gorou movimento de espontaneidade popular a que se associariam as forças vivas mais representativas do distrito que levou até S. Exa. o Ministro das Obras Publicas em Outubro último uma pedição em que era solicitado ao Governo a constituição de