cão em 31 de Dezembro de 1967 serão totalmente amortizadas durante o período em questão, estima-se a capacidade de tomada de promissórias em 172 000 contos.

No que se refere à concessão de empréstimos, uma vez que o montante dos empréstimos e contas correntes caucionados apresentou, em média, nos últimos anos, 73 por cento do valor das responsabilidades - depósitos à ordem e a prazo -, é de admitir que em 31 de Dezembro de 1967 e de 1973 o seu valor se eleve a 2 174 000 e 5 031 000 contos, respectivamente. Deste modo, a variação do montante dos empréstimos das caixas económicas entre as referidas datas pode avaliar-se em 2 857 000 contos.

Por último, quanto à carteira de títulos, admite-se que o seu montante se manterá estacionário durante o período em causa, de acordo com a tendência observada nos últimos anos.

Nestes termos, a estimativa da capacidade de financiamento das caixas económicas no período de 1968-1973 eleva-se a:

Milhares de contos Entre os estabelecimentos especiais de crédito importa ainda fazer referência às caixas de crédito agrícola mútuo, cujo objectivo consiste na concessão de crédito aos agricultores nelas associados. Todavia, nos empréstimos concedidos devem predominar os empréstimos a curto prazo necessários para financiar a produção agrícola.

Os seus recursos financeiros provêm principalmente de empréstimos da Caixa Nacional de Crédito, a que acresce montante sensivelmente inferior de fundos depositados. Nos últimos anos, o saldo da conta «Empréstimos aos sócios» apresentou a seguinte evolução, que se deve comparar com as dos créditos concedidos pela Caixa Nacional de Crédito e dos depósitos à ordem e a prazo:

Situação das caixas de crédito agrícola mútuo

Saldos em milhares de contos

A aparente tendência para a estagnação do crédito outorgado por estas instituições resulta da orientação definida no Decreto-Lei n.º 45 223, de 2 de Setembro de 1962, que reduziu os financiamentos para a cultura do trigo. A parcela correspondente a financiamentos efectuados à custa dos fundos próprios ou depositados era, em 31 de Dezembro de 1965, apenas de 320 000 contos.

2.4. Banca comercial A banca comercial, em face dos elementos estatísticos disponíveis, parece ter apresentado elevado grau de sensibilidade à conjuntura, contraindo intensamente, em 1961 e 1962, o montante do saldo das suas operações de crédito suposto a médio prazo e o volume da carteira de títulos, enquanto nos restantes anos do período em análise a sua participação se situaria entre 7 por cento e 12 por cento do total dos meios de financiamento a médio e longo prazos aplicados em investimento.

Meios de financiamento a médio e longo prazos canalizados através das principais rubricas pelos bancos comerciais e casas bancárias na metrópole

(x) Em 1962, a estrutura dos quadros das estatísticas financeiras do Instituto Nacional de Estatística foi alterada, autonomizando as rubricas «Empréstimos a mais de um ano» e «Participações financeiras» em relação, respectivamente, a «Empréstimos e contas correntes caucionados» e «Carteira de títulos».