Segundo um estudo publicado em 1965 por um grupo de bancos europeus, os valores das vendas e a sua capitação por habitante atingiram em 1963, naqueles países, os níveis indicados no quadro seguinte:

Vendas totais e por habitante e taxa de acréscimo do valor de produção em diversos países em 1963

Para dar uma ideia do ritmo de expansão das vendas, calcularam-se taxas de crescimento anual acumuladas para diversos períodos entre 1955 e 1965, tendo-se obtido as taxas de 16,4 por cento para 1955-1960, 17,2 por cento para 1960-1965 e 15,3 por cento para 1963-1965.

A evolução do valor das vendas em cada ramo, para o período de 1960-1965 e entre os anos de 1963 e 1965, indica-se no quadro II.

Nesse ano (1963), a produção nacional de material eléctrico foi da ordem dos 1100 milhares de contos, a que correspondem cerca de 120$ por habitante.

A taxa de crescimento anual da produção, que se mantém em cerca de 16 por cento, a preços correntes, desde há uma dezena de anos, parece dever ser considerada satisfatória; mas é ainda muito baixa para permitir uma recuperação não excessivamente demorada em relação aos países mais evoluídos, porque estes, além de partirem de uma posição muito mais. avançada, também crescem a taxas elevadas.

O valor das vendas das empresas pertencentes às várias actividades do subgrupo atingiram, em diversos anos do período e 1955-1965, os níveis a seguir indicados:

Valor das vendas, número de empresas e estrutura das vendas por actividades

1.3 - Matérias-primas

O material eléctrico, talvez mais do que qualquer outro, tem conseguido melhorias de concepção e, portanto, reduções de pesos de matérias-primas e melhorias de produtividade de fabrico que lhe têm permitido recuperar nos custos parcela importante dos aumentos constantes de vencimentos e preços de matérias-primas.

Isto impõe, além de projectos sempre melhorados, matérias-primas e semifabricados cada vez de mais elevada tecnicidade, organizações em que a produção se processe com um mínimo de imprevistos e despesas de stocks, grandes velocidades de escoamento de fabricos, etc., quer dizer, fornecedores que saibam garantir produtos de elevada técnica e qualidade uniforme, prazos curtos e sempre respeitados, além de outros requisitos semelhantes.

1.4 - Emprego e remunerações

Em relação ao total dos sectores do subgrupo, apresenta-se seguidamente a evolução, em níveis e em taxas, do emprego e das remunerações para diversos anos do período de 1955-1965. No mesmo quadro figuram a evolução das remunerações médias e das incidências das remunerações sobre as vendas.

Taxa de crescimento anual acumulado das vendas