Quanto ao valor acrescentado, para o total das indústrias do subgrupo, estima-se, como já se referiu, que seja da ordem dos 40 por cento do valor das vendas. Esta grandeza foi calculada com base no valor acrescentado bruto médio de 1963-1964 e 1965.

Emprego, remunerações e sua incidência sobre as vendas no período de 1955-1965

Em 1965, a distribuição das remunerações e do pessoal, nos diversos ramos do subgrupo, vem indicada no quadro seguinte:

Remunerações e pessoal em 1965

Parece assistir-se ultimamente ao aumento da incidência das remunerações nos custos, o que revela acréscimo daquelas superior à melhoria da produtividade e aconselha a encarar melhorias substanciais desta última.

Neste tipo de indústria tem-se caminhado, em sectores de técnica mais avançada, para uma cada vez maior percentagem de quadros e engenheiros no conjunto do pessoal empregado. A estes; quadros e engenheiros tem-se vindo a exigir consideráveis somas de conhecimentos que os tornem aptos a acompanhar de perto as últimas conquistas do saber nos ramas da sua especialidade.

A formação do pessoal continua a ser essencial e tem de acompanhar a dos quadros, com a qual tem de estar em certo equilíbrio, mas, em comparação com a dos quadros, é mais fácil de realizar.

Entre nós, tem-se assistido a um esforço pronunciado na formação de operários especializados, mas é necessário esforço paralelo nos graus mais elevados, pois estes são necessários ao enquadramento dos primeiros.

1.5 - Produtividade

Para o conjunto das indústrias do subgrupo, em 1965 ter-se-ia verificado o valor acrescentado de 43 contos por pessoa ocupada. O valor das vendas igualmente por pessoa ocupada no mesmo ano foi de 107 contos.

A produtividade do trabalho nos diferentes ramos vem expressa através do valor das vendas por pessoa ocupada e também pela razão entre o valor acrescentado e os efectivos de cada sector.

O quociente entre o VAB e os efectivos são só apresentados em relação a 1965.

Quer o valor das vendas, quer o VAB, são medidos a preços correntes:

Vendas e VAB por pessoa ocupada em 1965

Valores em contos a preços correntes

A relação das vendas por pessoa ocupada foi calculada para anos intermédios do período de 1955-1965, tendo-se determinado taxas de expansão para alguns subperíodos. Obtiveram-se as taxas de 7,6 por cento para 1955-1960, 7,6 por cento para 1960-1965 e 3,24 para 1963-1965.

1.6 - Concentração, organização e capacidade de competição

Pode ter-se ideia aproximada da estrutura empresarial das indústrias do subgrupo através de um quadro onde se indique qual a participação nas vendas e a absorção de emprego por certo número de empresas. Os dados referem-se a 1965.