Trata-se, evidentemente, como já atrás ficou dito e se repete, de uma avaliação grosseira.

Quanto à forma como os capitais poderão ou deverão ser realizados, e à falta dos elementos de base - a decomposição actual do passivo -, pode admitir-se que o financiamento da expansão obedecerá à decomposição seguinte:

Equipamento e valor acrescentado bruto por indústrias em 1964

Percentagem

Outros recursos a longo prazo ... 25

Daqui resultam os números seguintes, em milhares de contos:

1.1 - Âmbito do sector

O sector é delimitado de acordo com a C. A. E. (classe 38); a quase totalidade dos dados estatísticos refere-se ao ano de 1964 e às indústrias de construção naval e fabricação e montagem de veículos a motor, em razão da impossibilidade de dispor de séries cronológicas mais completas. Não são considerados elementos referentes à indústria de construção de aviões.

1.2 - Produção

Tomando os dados referentes à produção bruta deste sector em anos recentes, verifica-se acentuado acréscimo do valor da produção bruta a preços de mercado (de 1130 milhares de contos em 1962 para cerca de 3300 milhares de contos em 1965), o que se deve ao incremento do subsector de construção e reparação de veículos a motor.

Sob o ponto de visto de localização, nota-se serem os distritos de Lisboa e Setúbal os que detêm maior parcela da produção, cabendo-lhes, respectivamente, 50 e 19 por cento do total em 1964. Tais valores são sintoma de um significativo grau de concentração na região de Lisboa, com realce para as indústrias de construção naval e fabricação e montagem de veículos a motor. Aliás, são estas as mais significativas indústrias do sector, não apenas pelo valor da sua produção, mas ainda pelo nível do seu equipamento e pelo contributo para o emprego no sector. Atente-se, para elucidação, no quadro seguinte, referido ainda ao ano de 1964.

Equipamento e valor acrescentado bruto por indústrias em 1964

1.3 - Custos de produção

Unidade: milhares de contos

A análise da estrutura dos custos de produção revela os seguintes elementos típicos:

Absorção de matéria-prima e subsidiária com elevados custos incorporados por outros sectores intermédios.

Significativa incorporação de mão-de-obra (27,6 por cento ao preço dos factores) e fraca incidência de energia no valor de produção.

A importação das matérias-primas faz-se principalmente (para qualquer dos subsectores) da C. E. E. Os dados fornecidos pelo Grémio Nacional dos Industriais de Montagem e Fabricação de Veículos Automóveis constam do seguinte quadro:

Importação de matérias-primas para montagem e fabricação de automóveis

1.4 - Mão-de-obra e produtividade

Os elementos seguidamente indicados referem-se ao pessoal em actividade na última semana de 1964.