orientar-se para a concentração, em ordem a obter certa dimensão técnico-

económica e conveniente aperfeiçoamento tecnológico, para o que será de encarar:

O reapetrechamento do Gabinete de Estudos e Ensaios de Cortiça, em ordem à melhoria das características de alguns produtos e descobertas de no vos campos de aplicação;

A constituição de uma sociedade entre os interessados, de forma a mobilizar o apoio financeiro e técnico necessário à investigação tecnológica:

O estudo e elaboração de esquemas tipos de gestão, de implantação-movimentação, de instalações ou reorganizações modelos, planos contabilísticos, etc.;

O recurso à colaboração estrangeira e instituição de prémios para os investigadores.

Sendo este sector caracterizado pelo predomínio de capitais circulantes em relação aos fixos, a escassez de capitais resulta da falta de recursos próprios, da instabilidade financeira e do limitado recurso ao crédito. Assim, a montagem de um sistema geral de concessão de financiamentos à indústria e à exportação, segundo o processo de warrantagem ou de créditos directos, será solução a adoptar com vista a atenuar as dificuldades presentes.

2.4 - Madeira e mobiliário de madeira

Serração e carpintaria. - A indústria de serração tem sentido a falta de madeira de grandes dimensões, pelo que deverão adoptar-se medidas tendentes a suprimir essa escassez de matéria-prima. Para uma valorização da madeira, dever-se-á adoptar técnicas que lhe aumentem a durabilidade e estimular a sua utilização.

Quanto à caixotaria, além do fomento de espécies mais aptas para o fabrico de caixotes, dever-se-á estabelecer critérios destinados a disciplinar a concorrência, no domínio da produção, feita pelos aglomerados e pela celulose.

Relativamente à parque teria, as madeiras devem ser classificadas segundo classes de qualidade e os produtos normalizados, principalmente os elementos de construção, tais como portas, janelas, tacos, etc.

Como problema geral e comum às diversas indústrias do sector da serração e carpintaria, salienta-se a necessidade de formação profissional conveniente, de assistência de pessoal com formação média e superior e do estudo de model os fabris correctamente dimensionados e equilibrados, permitindo conveniente estruturação das empresas.

Preservação da madeira. - Os organismos competentes devem divulgar, pelos meios ao seu alcance, as vantagens de utilização de madeiras de pinho impregnadas em autoclave. Impõe-se a constituição de uma comissão para estudo da normalização, da qualidade e dimensão conveniente das madeiras de pinho.

Aglomerados. - Entre as principais medidas tendentes a promover o progresso tecnológico, interessa salientar:

Normalização dos aglomerados e suas utilizações;

Estabelecimento de uma marca nacional de qualidade;

Montagem de laboratórios para ensaios de controle da qualidade;

Divulgação de trabalhos já efectuados, reunião de documentação, promoção de cursos de especialização, estágios, contactos internacionais, exposições fixas e itinerantes, etc.

Para incrementar as exportações, torna-se necessário promover a apresentação dos produtos em feiras internacionais e o apoio, por parte das entidades oficiais competentes, em matéria de propaganda dos produtos portugueses e de prospecção de mercados externos.

2.5 - Borracha e transformação de matérias plásticas

Borracha. - Tendo em atenção a estrutura das empresas e da produção, com excepção do sector de pneus e câmaras-de-ar, serão de encarar as seguintes disposições:

Normalização, concentração industrial e especialização. Prospecção de mercados;

Identificação dos produtos com marcas próprias e verificação periódica da qualidade.

No campo da investigação e assistência, referem-se os seguintes objectivos:

Montagem de um laboratório tecnológico da borracha, que estabeleça normas de qualidade mínima;

Instalação de um gabinete de estudo e planeamento, ao nível gremial, através do qual se promovam, em especial, estudos de mercado e de comercialização no estrangeiro, campanhas de vendas, exposições, idas de comissões ao estrangeiro, feiras, etc.

Transformação de matérias plásticas. - Para que o sector possa corresponder e acompanhar o progresso tecnológico, torna-se necessário:

Prosseguir uma política de saneamento da estrutura empresarial, de maneira a não permitir a saturação do mercado, favorecendo a concentração e especialização das empresas e a obtenção de uma dimensão julgada conveniente;

Normalização da qualidade e estandardização;

Estímulo à criação de sociedades para a exportação;

Criação de um departamento técnico dos plásticos, dispondo de laboratório e serviços técnico-económicos, com apoio oficial e privado.

Atendendo às necessidades de pessoal qualificado do sector, conviria encarar a criação de um curso sobre tecnologia de matérias plásticas no Instituto Superior Técnico, de cursos acelerados para formação de encarregados e capatazes, em colaboração com o Instituto Nacional de Investigação Industrial e o Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra. Interessaria ainda promover cursos por correspondência, através do grémio dos industriais.

Em particular, p fomento da exportação deverá efectuar-se através de subsídios e apoio de organismos públicos de representação no estrangeiro.

2.6 - Ourivesaria

As actividades deste sector são essencialmente manuais, calculando-se em 5 por cento a parte mecanizada. Por isso, importa defender as indústrias que assentam na criação artística, original e individualizada e em técnicas tradicionais de uma mecanização ruinosa. Por outro lado, deverá encorajar-se a mecanização nos sectores com características diferentes.

Em particular, importa criar condições de utilização colectiva de equipamentos ou serviços, levando os produ-