(a) A iniciar em data a fixar oportunamente (cf. o capitulo «Agricultura, silvicultura o pecuária»).

(b) Parto a cargo da Junta do Energia Nuclear; será oportunamente concretizada a parte empresarial.

(c) Inclui os trabalhos do preparação o instalação da primeira central nuclear.

(d) Não inclui o investimento em redes comparticipadas da ordem de, pelo monos, 12(10000 contos, compreendido na electrificação rural, capitulo «Melhoramentos rurais».

(e) Não totalizado; incluído no capítulo «Indústrias extractivas o transformadoras».

(f) Laboratório de Electricidade, incluído no capitulo da «Investigação não ligada ao ensino». As fichas de investimento, numeradas de 1 a 10, que se juntam em anexo a este capítulo, resumem as características mais relevantes, sob o ponto de vista do planeamento, dos principais projectos que foi possível, desde já, concretizar. Nos programas anuais de execução ir-se-ão incluindo os restantes projectos a definir, designadamente os que hão-de integrar o programa complementar de centros produtores de energia eléctrica. A realização de projectos já incluídos e a iniciar na vigência deste Plano implicará incidências de vária ordem noutros sectores da economia - além dos aspectos financeiros resultantes da mobilização dos recursos necessários. Salientam-se as mais importantes dessas incidências, apenas em ordens de grandezas aproximadas por não estarem ainda exaustivamente concretizados todos os projectos.

Assim, as obras de construção de novos centros produtores de energia eléctrica poderão representar empreitadas de construção civil da ordem dos 4 milhões de contos, originar encomendas à indústria metalomecânica nacional que orçarão pelos 2,5 milhões e requerer importações no montante aproximado de 1,5 milhões.

As montagens de redes de transporte e distribuição lê electricidade (incluída a electrificação rural) poderão determinar importações no montante de aproximadamente 1.0 por cento do investimento total, correspondendo o restante a pagamentos internos.

Quadro-resumo dos investimentos globais do sector da energia