Difusão de métodos modernos de gestão empresarial e das novas técnicas de transporte;
Realização, por parte do Estado e da organização corporativa, de programas intensivos de formação, qualificação e reconversão de mão-de-obra;
Prestação de assistência técnica e concessão de reduções ou isenções fiscais, como estímulo, nomeadamente, aos investimentos de produtividade à coordenação técnica e aos programas de formação e selecção profissional;
Apoio à criação de cooperativas e às integrações económicas verticais e horizontais das empresas de transporte.
4) Divulgação intensiva, por parte do Estado, das facilidades concedidas, dos conhecimentos técnicos e económicos básicos, dos mercados potenciais, nacionais ou estrangeiros, e organização de um sistema eficaz de informação económica conjuntural;
5) Fomento de desenvolvimento da indústria de transporte turístico e promoção da especialização dos transportes profissionais (v. g., transporte de produtos perecíveis, de elevada qualidade, etc.) através de equipamentos circulantes adequados e da própria especialização empresarial;
6) Definição e execução de uma política de viação rodoviária adequada às exigências de expansão dos transportes colectivos;
7) Actualização, harmonização e fiscalização eficiente do cumprimento da legislação social;
8) Conjugação mais eficaz da política de transportes e dos correspondentes programas de acção com outras políticas e programas sectoriais (v. g., políticas turística e de desenvolvimento regional), quer pela via institucional (por exemplo, participação do sector em organismos ou entidades, públicas ou para-estaduais, de desenvolvimento regional), quer no plano da disciplina normativa das actividades económicas privadas (v. g., coordenação funcional da indústria turística, designadamente da actividade das agências de viagens, com a indústria transportadora).
9) No campo da administração da exploração, mostra-se indispensável:
A nível da administração pública, prosseguir os esforços de revigoramento da capacidade técnica e administrativa, em especial dos sectores executivo e de administração consultiva, dados os graves desequilíbrios existentes entre estes e os de concepção e planeamento;
A nível da administração profissional, vitalizar os organismos corporativos do sector, reforçando as suas funções de disciplina da produção e do mercado, supletivas da acção estadual, e intensificando assim a sua colaboração com a administração pública;
Dar expressão institucional aos utentes de transportes em comum mediante a sua participação efectiva na definição da política sectorial e a sua representação em órgãos superiores de administração consultiva.
2) Apoio à organização e expansão do transporte de passageiros em comum mediante a concessão de subvenções de equipamento, especificamente as de infra-estruturas, e de exploração, quando destinadas a compensar custos sociais;
3) Reorganização do acesso ao mercado do transporte de passageiros em regime de aluguer (serviço de táxis);
4) Reestruturação da indústria de distribuição urbana de mercadorias, com o fim de se instituírem unidades económicamente idóneas, actuando em perfeita conjugação com os operadores de médio e longo curso rodoviários e ferroviários;
5) Institucionalização da conjugação dos planos de transporte urbano com os planos urbanísticos, nomeadamente nas regiões de Lisboa e do Porto.
Desenvolvimento da indústria da navegação marítima de modo a dispor-se de tonelagem que satisfaça 60 por cento das necessidades nacionais de transporte por mar;
Adequação permanente dos meios ou técnicas de transportes marítimos, em capacidade e em qualidade dos serviços, às necessidades da economia nacional, designadamente as de integração do espaço económico;
Consolidação de empresas económicamente bem dimensionadas e, tanto quanto possível, especializadas, com poder competitivo internacional e susceptíveis de assegurar, da forma mais económica e com o máximo rendimento social, a autonomia efectiva dos transportes ultramarinos;
Formulação das principais coordenadas da política comercial global orientadora das poli-