Quadro-resumo dos investimentos globais do sector dos transportes

(a) O quantitativo destes três anos é de 70 COO contos, que foi dividido equitativamente entre eles. Verifica-se, em primeiro lugar, a posição relativamente baixa dos valores programados para investimentos em transportes aéreos e aeroportos (15 por cento), quando comparados com os dos transportes terrestres (46 por cento) ou marítimos (39 por cento). Chama-se também a atenção para o elevado volume de capitais requerido pela marinha mercante (cerca de 29 por cento do total), o que se justifica, dado que apenas foi dotada com cerca de 15 por cento do previsto no II Plano de Fomento e que não foi possível cumprir o programa delineado para o Plano Intercalar, por dificuldades de financiamento.

Devo ainda notar-se que cerca de 54 por cento dos investimentos são realizados no sistema de transportes de longa distância, com 14 por cento do total geral para os pontos de interligação: portos e aeroportos.

Nos transportes terrestres, os maiores investimentos correspondem ao sistema ferroviário (48 por cento), o que exigirá a reconversão preconizada para a C. P., ainda que à custa do acréscimo dos gastos; a infra-estrutura rodoviária absorverá 34 por cento dos dispêndios, o que está em relação com os elevados tráfegos que suporta. Quanto aos transportes urbanos de Lisboa e do Porto, a verba apresenta-se proporcionada aos tráfegos, sobretudo se se tiver em consideração que estes são exclusivamente de passageiros em transportes colectivos e incluem as centrais de camionagem, as quais não se localizarão só naquelas duas cidades. Transportes ferroviários Rede geral Para habilitar a C. P. a proceder à sua reconversão, será indispensável elaborar um plano global, com fases devidamente escalonadas nos programas anuais de execução.

Será a seguinte a distribuição dos investimentos:

Vias e obras de arte:

Estes elementos de infra-estruturas são factores condicionantes da velocidade, das cargas e da segurança; o estado actual da via justifica os investimentos programados, que se concentram, aliás, nas linhas de maiores tráfegos.

O projecto de renovação da via compreende a renovação integral de 1250 km de linha da rede básica (cerca de 65 por cento desta rede) e a renovação, com aplicação de carris recuperados em 767 km, dos troços prioritários da rede restante.