O projecto de reforço e substituição de pontes constitui adicional ao projecto anterior.

Electrificação, sinalização e telecomunicações:

Estes investimentos requerem estudos complementares atentos, rigorosos e globais, destacando-se a importância da aquisição de equipamento de telecomunicações e a sinalização de plena via e estações.

O projecto de aquisição de equipamento de telecomunicações enquadra-se no projecto de melhoria geral da rede.

O projecto de aquisição de equipamento para electrificação das linhas destina-se a tornar mais eficiente a ligação da linha do Norte às cidades de Braga, Figueira da Foz e Tomar.

O projecto de sinalização e de estudos enquadra-se no projecto de melhoria geral da rede.

Contos

Aquisição de equipamento de telecomunicações ......... 48 000

24 composições de automotoras eléctricas ............. 290 000

810 000

Contos

Equipamento para mecanização de cargas e

Melhoria de explorações. - Pretende-se automatizar maior número de operações nas linhas de grande movimento, fomentar a circulação de vagões especializados de outras empresas, concentrar o movimento de mercadorias e passageiros em menor número de estações devidamente equipadas e estimular o desenvolvimento dos serviços comerciais (p. m.).

Total global - 4 110 000 contos.

Prevê-se que o financiamento seja assegurado pelas seguintes fontes: Fundo Especial de Transportes Terrestres (1 250 000 contos), crédito interno (1 860 000 contos) e crédito externo (1 000 000 contos). A individualização destes dois nós ferroviários justifica-se pela sua importância e pelas incidências que têm na prestação de serviços internacionais, interurbanos e suburbanos. Dentre os estudos económicos e projectos técnicos já elaborados, entende-se que as seguintes realizações devem merecer prioridade, além do plano global da C. P. anteriormente preconizado:

Anulação de estrangulamentos nos grandes tráfegos suburbanos, melhoria das ligações para os tráfegos portuários de mercadorias, primeira fase de implantação das triagens e novas linhas - 600 000 contos.

Aprovado o programa pela entidade financiadora, prevê-se que o financiamento seja assegurado por intermédio do Orçamento Geral do Estado, possivelmente mediante operações de crédito externo. Prevê-se que a Sociedade Estoril realize os seguintes investimentos:

Contos

Ampliação do equipamento oficinal .......... 1 500

Adaptações da via às necessidades do tráfego 18 900

Fonte de financiamento: autofinanciamento privado. Nesta alínea só se tratará das estradas nacionais.

A indispensabilidade de obviar a estrangulamentos já existentes, de dar às vias principais características que lhes permitam satisfazer as necessidades de um tráfego em rápido crescimento e de reduzir o atraso na execução do Plano Rodoviário obriga a fazer decidido esforço na remodelação das infra-estruturas rodoviárias e na construção de novas vias, designadamente nas regiões em que os estudos económicos indiquem que a sua baixa densidade entrava o desenvolvimento económico.

Propõe-se, assim, o Governo, além da realização de reformas da Junta Autónoma de Estradas, a efectuar com a possível brevidade, proceder aos seguintes investimentos: Estradas do continente:

Construção de estradas do Plano Rodoviário, incluindo as do Plano Coordenador com o Plano de Viação Rural e as do Plano do Nordeste Transmontano (700 km) ........................................... 900 000