Os investimentos relativos às estradas no continente serão financiados pelo Orçamento Geral do Estado (l 605 000 contos), Fundo de Desemprego (800 000 contos) e autarquias locais (24 000 contos), prevendo-se ainda a possibilidade de recurso ao crédito externo, designadamente para obras nas estradas de acesso a Lisboa e ao Porto, nas grandes estradas de tráfego internacional e em outras vias de acentuado interesse turístico.

A viação rural é tratada no capítulo «Melhoramentos rurais» e os caminhos florestais estão incluídos no capítulo «Agricultura, silvicultura e pecuária».

Quanto aos investimentos referentes às ilhas adjacentes, prevê-se que tenham a seguinte distribuição (em contos): Transportes urbanos e suburbanos Os maiores investimentos, tanto de organismos oficiais, como de empresas particulares, efectuar-se-ão sobretudo nas duas grandes cidades de Lisboa e do Porto. A resolução dos problemas de transportes existentes na cidade, cuja tendência é para agravamento, e o equilíbrio económico desta empresa, requerem a aceleração do ritmo de construção das suas infra-estruturas. Considerando-se este investimento de alta prioridade, não se aguardará o termo dos estudos de rentabilidade económica, que vão iniciar-se com o III Plano, e prossegue-se desde já a fase imediata dos trabalhos. O programa considerado contempla a instalação da linha n.º 2, ou seja, a linha marginal entre Alcântara e Madre de Deus, numa extensão de cerca de 8 km, o que corresponde a completar a 1.ª fase. Com esta instalação, promover-se-á o estabelecimento de correspondências com eléctricos nos términos provisórios de Alcântara e da Madre de Deus, enquanto se não levarem a efeito os previstos prolongamentos da linha. A verba prevista para a conclusão da 1.ª fase da rede do metropolitano é a seguinte:

Construção e equipamento de 9,75 km de linha - 1 200 000 coutos.

Fontes de financiamento previstas: autarquias locais e recurso ao crédito interno e externo. Esta empresa realizará os seguintes investimentos.

Contos

Infra-estruturas ......... 16 500

Fonte de financiamento: autofinanciamento privado. Os S. T. C. P. encontram-se na fase de conclusão de um plano de cinco anos, aprovado pelo Governo. No âmbito desse plano e na sua continuação, propõem-se aqueles serviços realizar os seguintes investimentos:

Financiamento: Emissão de obrigações coberta pelas instituições da providencia- (63 000 contos), empréstimo do Fundo Especial do Transportes Terrestres (80 000 contos; o autofinanciamento (21 900 contos).