Os quadros seguintes dão uma ideia geral da procura e dos investimentos no período de 1955-1964:

(a) Cartas, bilhetes-postais, impressos, amostras e jornais.

(b) Chamadas locais sem limite de duração e chamadas interurbanas por períodos de taxação de custo igual ao das chamadas locais.

Receitas

Instalações

Valor das instalações (a)

(a) Valores de balanço aos preços de custo.

A evolução das instalações telefónicas e de telex, em relação à população, encontra-se expressa no quadro que segue.

O número de telefones e postos telex por atender tem também vindo a avolumar-se:

Apesar do elevado ritmo de desenvolvimento do serviço telefónico e telegráfico, verifica-se ainda atraso apreciável na satisfação das necessidades públicas, dado não ter sido possível adquirir e instalar todo o equipamento necessário.

Não obstante a instalação do cabo coaxial Lisboa-Porto em 1961, com considerável aumento de circuitos, e do acréscimo do seu rendimento devido à automatização interurbana, a procura aumentou em tal medida que a situação é de novo difícil.

A situação actual evidencia, de forma geral, inadaptação da oferta à procura. Como a oferta é insuficiente, a procura, apesar de muito elevada, não se manifesta em toda a extensão, sendo normalmente importante o volume das necessidades em potencial, que só se revelam totalmente quando é pouco demorada a sua satisfação. A contribuição da indústria nacional no fornecimento do material correspondente à expansão registada no valor das instalações tem aumentado constantemente. Ultimamente, o recurso à importação foi apenas de 35 por cento nos C. T. T. e de 20 por cento na A. P. T. Quanto à evolução do pessoal e sua produtividade, o quadro seguinte traduz o desenvolvimento observado no período de 1955-1964: A C. P. E. M. é concessionária do Estado para a exploração das telecomunicações com o estrangeiro, ultramar e ilhas adjacentes, utilizando meios radioeléc-