tricos e cabos submarinos. Pelo Decreto-Lei n.º 47 038, de 2 de Junho de 1966, foi autorizada a prorrogação da concessão desta Companhia até 31 de Dezembro de 1991, alargando o seu âmbito, que até então abrangia sòmente ligações radioeléctricas.
A evolução das receitas de exploração no período de 1955-1964 foi a seguinte:
Os índices com base em 1955 mostram que a receita nacional, excluindo o ultramar, ultrapassou em 1964 o dobro da do ano de 1955 e que a receita internacional e ultramarina duplicou no mesmo período.
Tal desenvolvimento conduz às seguintes densidades de postos telefónicos e telex:
Como se verifica, o crescimento projectado para os postos telefónicos conduz à densidade de 11,1 telefones por 100 habitantes em 1973, correspondente a um incremento anual da densidade telefónica de cerca de 8 por cento e a 60 por cento no conjura to dos seis anos deste III Plano.
b) O progresso da automatização do serviço telefónico local, aumentando sucessivamente o número de telefones com serviço permanente;
c) A ampliação da rede telefónica interurbana, no sentido de atingir o índice de escoamento de 1 km de circuito por posto, e a substituição por cabos de mais alguns traçados telefónicos interurbanos em fios nus, para melhorar a qualidade e a segurança do serviço;
d) O prosseguimento da automatização do serviço telefónico interurbano, aproveitando as facilidades que a evolução da técnica já oferece, com a dupla vantagem de se conseguirem soluções económicas e cómodas para os utentes, e o início dessa automatização ao serviço internacional.
1 Dado que a concessão da A. P. T. termina em 31 de Dezembro de 1987 e o Estado adquire o seu estabelecimento, conforme o Decreto-Lei n.º 46 083, de 24 de Novembro de 1964, indica-se a organização que sucederá à A. P. T., a partiu de 1 de Janeiro de 1968, por T. L. P. - Telefones de Lisboa e Porto.