minada; o ensino de diminuídos, que sem embargo dos avanços verificados se encontra ainda muito distanciado da amplitude desejável; os planos de estudo, programas, métodos e compêndios, que precisam de ser renovados, na sequência de acções já empreendidas, em ordem a actualizá-los e coordená-los; o fomento cultural, que necessita de forte intensificação; etc.;
Carreira de investigador: ainda não se encontra institucionalizada, em termos gerais, e - sobretudo como reflexo da falta dessa institucionalização, aliás em estudo - é insuficiente o número de investigadores;
Centros de investigação: não são em número bastante, nem sempre estão convenientemente apetrechados, e alguns acusam estrutura inadequada;
Coordenação da investigação: ainda não existe uma coordenação apropriada, que, contudo, está em vias de se estruturar.
Dessa política apontaram-se alguns dos traços mais salientes, em síntese forçosamente imperfeita, e incompleta. Tem-se clara consciência dos fins ou objectivos a atingir, que já se vêm prosseguindo, e dos meios aptos para os alcançar, que também já se vêm pondo em prática, sob a forma de estudos, experiências, planos, reformas e outras realizações, tudo integrado num sistema, numa comum ideia norteadora.
As dimensões em que se tem de conter o presente capítulo não consentem ir mais longe na pormenorização. Os próprios investimentos adiante pro gramados assentam em minuciosas análises, em cuidadosos cálculos feitos ao longo de exaustivos trabalhos - quer os trabalhos do Projecto Regional do Mediterrâneo, quer os do grupo incumbido dos estudos preliminares do presente capítulo. Um motivo de brevidade obriga a omitir essas análises, esses cálculos, que todavia (como os mais de actualização e pormenorização que vão continuar a processar-se), não deixarão de estar presentes na aplicação deste III Plano de Fomento. Apenas se apresentarão adiante (n.º 30) uns tantos quadros-sínteses que dêem ideia resumida de alguns dos principais aspectos da evolução recente na sua expressão numérica ou quantitativa.
Quanto à política em si, além de resultar dos actos de execução que ficaram descritos ou referidos, pode ver-se mais desenvolvidamente exposta numa série de declarações ministeriais compiladas em volume sob o título de Temas do Educação (1966), a que cumpre acrescentar: Reestruturação da Mocidade Portuguesa (1966); Pa ra um Estatuto da Educação Nacional (1966); e Política Social Escolar (1967).
Não poderá aliás contar-se apenas com os investimentos previstos no Plano e destinados, pela sua própria índole, a aplicações com o carácter de despesas extraordinárias. As receitas afectas às despesas ordinárias vêm aumentando sensivelmente; mas tem de aumentar em ritmo ainda mais acelerado, pois sem isso as actividades educativas é científicas não poderão alcançar todo o desenvolvimento imperiosa e urgentemente reclamado pelas necessidades do País.
.. O fenómeno não existe.
o Resultado inferior ao módulo adoptado.
x Resultado ignorado.
- Total não correspondente à soma das parcelas indicadas.