Estudos tecnológicos e laboratoriais dos produtos de origem animal;

Diagnóstico e estudos imunológlcos sobre o vírus da peste suína africana;

Estudo das doenças infecto-contagiosas das aves com repercussões económicas graves;

Estudo sobre o diagnóstico da leucose dos bovinos em Portugal;

Estudo das doenças parasitárias das diferentes espécies animais com repercussões económicas e sanitárias graves.

Indústrias extractivas. - Prevê-se que a investigação aplicada nestas indústrias venha a expandir-se consideràvelmente nos próximos anos, devido à evolução natural do sector mineiro, pelo facto de estar a processar-se o aproveitamento em maior grau das substâncias metálicas e, sobretudo, das não metálicas.

Prosseguimento do levantamento da carta geológica de Portugal;

Aplicação de métodos de prospecção geológica, geofísica e geoquímica a jazigos minerais;

Estudos técnico-económicos relativos às explorações minerais, incluindo a utilização racional de materiais e equipamento;

Estudos de medidas de higiene e segurança a aplicar nas minas e pedreiras;

Aplicação de técnicas físico-químicas a jazigos minerais e outras formações com interesse económico;

Estudos de preparação mecânica de minérios portugueses e outras substâncias minerais.

Indústrias transformadoras. - A evolução proposta das actividades de investigação e assistência técnica do Instituto Nacional de Investigação Industrial assenta nos seguintes pressupostos: o desenvolvimento industrial português continuará a processar-se de harmonia com as técnicas consideradas mais aconselháveis para cada grau de evolução e as exigências do desenvolvimento regional; os recursos humanos deverão procurar obter-se em escala crescente para o arranque de novas ou mais amplas actividades à custa de elementos saídos das escolas superiores e médias.

Por estas razões, e tendo em consideração a fase actual de desenvolvimento do Instituto Nacional de Investigação Industrial, consideram-se como objectivos principais das actividades deste organismo, para o sexénio de 1968-1973, os seguintes:

Articulação efectiva da acção do Instituto com a de outras instituições no quadro de uma política nacional de desenvolvimento industrial;

Aperfeiçoamento dos serviços e dos respectivos equipamentos e intensificação da actividade dos grupos de trabalho.

A efectivação e conveniente desenvolvimento de cada um destes pontos seriam simultaneamente acompanhados de outras acções e intervenções junto da indústria.

Dentro de tal orientação, os projectos de actividades para o sexénio de 1968-1973 poderão ser classificados nos seguintes grupos: estruturação e lançamento de acções de industrial design e de um design center; estudos de investigação e de laboratório para assistência técnica à indústria; estudos sobre madeiras; estudos de produtividade, organização científica da produção e do trabalho industrial; estudos de economia industrial; novas instalações do Instituto.

Construção e obras públicas. - A experiência colhida, através do notável esforço do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, para o desenvolvimento das actividades de investigação na construção mais relevantes para o progresso do País mostra claramente a necessidade de no período do Plano, além de se prosseguirem os programas já em curso, intensificar o estudo de outros problemas específicos de primordial relevância para o desenvolvimento económico.

Tendo presente também que a difusão dos conhecimentos e experiências já acumulados constitui elo imprescindível da cadeia de actividades de uma instituição de investigação, sem o qual se corre o risco de os resultados e a especialização não serem utilizados ou serem-no com grande atraso, inscreve-se uma verba para a actualização dos serviços de documentação do L. N. E. C.

Dentro desta orientação, foi planeada a actividade incluída nas seguintes rubricas:

Novas concepções, dimensionamento e observação de barragens e suas fundações;

Dimensionamento, construção e exploração de estradas;

Dimensionamento e comportamento de obras fluviais e marítimas;

Propriedades, condição de utilização e comportamento em obras de materiais de construção;

Normalização e regulamentação;

Estudos de natureza geral;

Informação e difusão.

Electricidade. - A fase de desenvolvimento já alcançada pela nossa indústria justifica que se inicie a progressiva libertação de grande número de licenças estrangeiras, a que ainda está sujeita, através da conquista da confiança no mercado nacional e da capacidade de concorrência nos mercados externos. O recurso a complexos laboratoriais passou a ser pedra basilar para o aperfeiçoamento da técnica de produção e garantia de segurança nos equipamentos. Porém, os largos investimentos necessários para a montagem desses laboratórios, devidos à vertiginosa evolução da técnica, custo elevado dos equipamentos e sua rápida desactualização, são incomportáveis para a nossa estrutura industrial e por isso exigem certo apoio e orientação por parte do Estado.

O conhecimento de que a investigação aplicada na energia eléctrica influenciaria consideràvelmente o progresso do sector e a manifestação, por parte das empresas, da existência de necessidades bem concretas e inadiáveis levam a concluir pela oportunidade da criação de um organismo de investigação e ensaio no domínio da electrotecnia no plano nacional, sob a forma de associação mista de serviços do Estado e actividades particulares e cujos encargos se explicitam no mapa de investimentos.

Energia nuclear. - Apontam-se como duas grandes linhas de orientação da investigação neste domínio o aproveitamento dos combustíveis nucleares nacionais e o desenvolvimento de técnicas inerentes à construção e exploração de centrais nucleares. Em relação à primeira,