Créditos concedidos pela Caixa Económica Postal e pela Caixa de Crédito agro-pecuário

As principais contas respeitantes a operações de crédito movimentadas pela filial do B. N.º U. na concessão de crédito tiveram a evolução seguinte, no mesmo período:

Operações de crédito da filial do Banco Nacional Ultramarino

Devido a razões institucionais, e, no caso da Caixa de Crédito agro-pecuário, por escassez de recursos, não é ainda de esperar que as instituições de crédito existentes possam desempenhar papel significativo no financiamento do III Plano de Fomento, mas apenas que tornem mais efectiva a sua intervenção na mobilização de poupanças formadas localmente. Particulares e empresas As dimensões e características da economia do arquipélago não permitem, por agora, encarar a emissão de títulos da dívida pública provincial nos moldes adoptados nas províncias de governo-geral. No que se refere a autofinanciamento, o número limitado de empresas de dimensão económica existente e as dificuldades de obtenção de dados sobre os investimentos por exploração familiar e pequenas empresas levou a não explicitar esta fonte de financiamento, como relevante no contexto do III Plano de Fomento.

Apenas se inclui um autofinanciamento por uma empresa agrícola: 4000 contos destinados à cultura da banana na ilha de Santiago. Crédito externo O desconhecimento de novos interesses concretizados por investidores estrangeiros na aplicação directa de capitais - ainda que não possam deixar de se registar certas perspectivas significativas no âmbito dos empreendimentos turísticos - levou a considerar, nesta rubrica,

apenas a concretização dos financiamentos por crédito externo para os empreendimentos em curso ou em estudo no sector da pesca. O esquema de financiamento do programa previsto para o III Plano de Fomento Pode encarar-se ainda com certo optimismo a activação, no que se refere ao sector privado, de investimentos, porquanto, apesar da situação económico-financeira da província, subsistem ainda potencialidades que poderão ser aproveitadas pelos empresários, através do autofinanciamento ou do aproveitamento de poupanças locais, e que podem tornar-se mais activas. Agricultura, silvicultura e pecuária 1. Evolução recente e problemas actuais Proporção muito elevada da população activa de Cabo Verde trabalha ou depende da agricultura.

O nível produtivo do sector não apresenta, porém, dinamismo suficiente para assegurar o abastecimento local em produtos alimentares, e muito menos exportações necessárias para garantir a conveniente capacidade de importar.