As indústrias que se encontram nestas condições são, além da indústria da construção e das reparações navais, hoje funcionando em condições deficientes e que interessa modernizar e ampliar, as que transformam produtos agrícolas ou se destinam a satisfazer consumos locais oferecendo mercados razoáveis.
Os trabalhos aqui considerados visam unicamente a carta hidrogeológica e a aquisição de equipamento de sondagem e materiais diversos.
A fiscalização ficará cometida ao Centro de Geologia da Junta de Investigações do Ultramar, com a colaboração do Instituto Hidrográfico nos casos em que os trabalhos cartográficos possam interessar à hidrografia.
Convirá preparar a maior gama possível de produtos curtidos nas condições de apetrechamento existentes, fazer uma tentativa de apuramento de custos de produção, para cotejar com os materiais importados, e verificar ainda em que medida uma pequena oficina de calçado poderia aproveitar economicamente tais produtos.
Por outro lado, deve tentar-se apurar o interesse em preparar o material curtido, mas não depilado, para aproveitamento no fabrico de artigos de viagem.
Evidentemente que o volume de couros e peles a trabalhar - que não é grande - condicionará grandemente a dimensão da unidade industrial de curtimenta, a qual deverá localizar-se em Santiago, por ser a ilha maior produtora de couros e peles e também por menor dificuldade no abastecimento de água.
As perspectivas quanto a esta indústria, que incluiria, pois, uma unidade para curtimenta e uma pequena oficina para calçado, podem considerar-se favoráveis, pelo menos em face dos elementos de apreciação disponíveis.
Outra indústria que se julga de interesse consiste na valorização da cana sacarina de produção local, já que se considera inviável o aproveitamento do açúcar para a refinação.
Para isso se prevê a comparticipação do Estado numa cooperativa de produtores de cana para transformação em aguardente de qualidade, visando exclusivamente a exportação.
Existem já elementos de estudo acerca de outras possibilidades industriais.
Assim, por exemplo, a Companhia de Pozolanas de Cabo Verde, S. A. E. L., com o apoio do Estado, no que se refere ao estudo técnico do aproveitamento dos calcários das ilhas de Maio e Boa Vista, vem procedendo ao exame das possibilidades da instalação da indústria do cimento.
Convirá, no entanto, completar e aprofundar tais elementos e proceder a estudos de novas indústrias, entre os quais se anotarão os seguintes:
Estudos económicos e tecnológicos sobre a extracção do óleo de sementes da purgueira e das aplicações que possam conduzir à valorização do óleo;
Estudos técnico-económicos sobre a viabilidade de extracção, à escala industrial, do bálsamo concreto de babosa (Alões vera, L.);
Estudos técnico-económicos sobre a ralagem do coco, visando a sua exportação para a metrópole;
Estudo técnico-económico. sobre a indústria de salsicharia;
Estudo da viabilidade de produção semiartesanal de açúcar em rama, para consumo interno sobre esta forma.
Indústrias extractivas e transformadoras