Construção, obras públicas e melhoramentos rurais Os problemas respeitantes a este sector não foram abordados autonomamente, tendo sido considerados nos aspectos relevantes no capítulo viu. «Habitação e melhoramentos locais». Energia Evolução recente e problemas actuais Dadas as pequenas dimensões das ilhas, não há no arquipélago rios dignos desse nome, mas simplesmente alguns caudais diminutos e irregulares. Em contrapartida, o arquipélago parece oferecer boas possibilidades de aproveitamento das energias solar e eólica. Como ainda não está realizado significativamente o aproveitamento destes dois tipos de energia, as instalações de energia eléctrica da, província são constituídas na sua totalidade por geradores Diesel eléctricos.

A potência instalada em Cabo Verde, em 1963, era de 993 KW, assim distribuídos: cidade da Praia, 368 KW, Mindelo, 432 KW, e mais sete localidades, 193 KW. Podem contar-se ainda hoje quatro ilhas sem energia eléctrica.

A potência instalada em 1965 era de 1665 KW, distribuída por treze centrais térmicas. O consumo atingiu, no mesmo ano 3 384 000 KW. Embora se não disponha de elementos para o cálculo correcto da Capitação do consumo de energia eléctrica, pode afirmar-se que esta se situa em nível baixo. Os projectos de electrificação e ampliação das centrais já elaborados ou em curso, de elaboração pelos serviços oficiais previam uma potência a instalar de cerca de 1500 KW. Considera-se, pois, essencial, além da melhoria das condições de abastecimento de energia das três cidades da província (Praia, Mindelo e S. Filipe), a electrificação das principais povoações rurais, a instalação de aeromotores, prosseguimento dos estudos com vista à utilização da energia solar na dessalinização da água do mar, e, possivelmente, a execução de algumas pequenas instalações, aproveitando os resultados das experiências que venham a ser feitas ainda durante a vigência do Plano Intercalar.

Considera-se ainda o aproveitamento hidroeléctrico da ribeira das Pombas, na ilha de Santo Antão, e o transporte da energia produzida para o Paul (vila das Pombas).

Energia

VI) Circuitos de distribuição Os estímulos necessários para acompanhar o agricultor na conversão para uma economia de mercado deverão incidir no desenvolvimento dos meios de comercialização, a fim de facilitar o transporte, a armazenagem ee a distribuição dos produtos.

É na comercialização que se encontram os aspectos mais difíceis de resolver num meio em que as cooperativas ou quaisquer associações congéneres ainda não fizeram a sua