O quadro de pessoal docente compreenda:

45 por cento de professores primários;

45 por cento de professores de posto escolar;

10 por cento de monitores escolares. A província disponha, por si só ou em colaboração com outras províncias, designadamente a Guiné, de um órgão de orientação pedagógica e de apoio ao seu quadro docente. A formação social dos indivíduos;

b) O desenvolvimento e melhor aproveitamento das potencialidades humanas das comunidades rurais, designadamente a capacidade de cooperação e auxílio mútuo;

c) Alfabetização;

d) Valorização do «investimento humano», com fundamento na ideia de que a falta de capital pode ser compensada com mais amplo apelo a oferta de mão-de-obra abundante, todas as vezes que o trabalho pode substituir o capital nos programas de valorização dos recursos locais.

Reconhecido o valor estimulante representado pela quantificação de objectivos na realização dos programas de empreendimentos, definem-se como metas a atingir nesta parte do sector, no fim do sexénio, as seguintes: Abranger 10 por cento a 15 por cento da população adulta (dos 15 aos 60 anos) com as campanhas de educação de adultos;

2) Contribuir para proporcionar aos pequenos empreendimentos de interesse local de 180 000 a 240 000 dias - homem de trabalho.

A definição de tais objectivos parte das seguintes hipóteses de base: A população adulta (15 aos 60 anos) cresce de 127,1 para 150,8 milhares de indivíduos no período do III Plano de Fomento;

b) Após o primeiro ano de preparação, a campanha de educação de adultos decorre em cada ano numa zona previamente definida, compreendendo uma população adulta de 3000 a 4500 indivíduos;

c) Cada indivíduo contribui com dois dias de trabalho por mês para realização dos pequenos empreendimentos de interesse colectivo local;

d) A campanha de educação de adultos decorre em cada zona em três fases de duração anual: preparação, actuação e consolidação.

3.º Ensino secunda rio, médio e superior: ampliação das possibilidades de acesso, ao ensino secundário e aos ensinos médio e superior.

Num plano a mais longo prazo - 15 anos - 30 por cento dos alunos que concluam o ensino primário deverão ter acesso ao ensino secundário.

A acção a desenvolver deverá estimular a preferência pelo ensino técnico (industrial, agrícola e comercial), com o fim de preparar mão-de-obra qualificada, quer para corresponder às exigências do desenvolvimento económico da província, quer para permitir maior defesa aos emigrantes, devendo incluir a preparação de pessoal de hotelaria, modalidade cuja integração no sistema educacional da província oferece perspectivas na projecção para o conjunto do espaço económico nacional.

No âmbito dos ensinos médio e superior, o objectivo deverá concretizar-se essencialmente através de: Criação de uma escola de magistério primário;

b) Aumento do número de bolsas de estudo para frequência de estabelecimentos de ensino médio e superior em Angola e na metrópole, com vista especialmente à formação dos quadros docentes necessários.

4.º Criação e difusão dos meios necessários de leitura e de conhecimento destinados a impedir os alfabetizados de esquecerem o que aprenderam e a estimular o pensamento e as atitudes positivas na linha do desenvolvimento económico-social que se prossegue.

A realização deste objectivo deverá ser encarada ao nível interprovincial ou mesmo nacional.

Sob esta designação cabem todas as medidas que possam conduzir ao aperfeiçoamento profissional - sobretudo no sentido de uma especialização - do pessoal de formação universitária que presta serviço *de carácter não eventual na província. Investimentos Teve-se em conta, para a cobertura escolar primária, o recenseamento escolar referente ao ano de 1965, que acusou uma população de 31 553 crianças, discriminadas por ilhas, como segue:

Assim, conclui-se que devem ser construídos 97 edifícios escolares, sendo 65 do tipo P, ou seja, com uma sala de aula, 29 do tipo 2, isto é, com duas salas de aula, e 3 do tipo 4, quer dizer, com quatro salas de aula, o que perfaz 135 salas.

Para dotar estes novos edifícios escolares são necessários, numa primeira fase, 9 professores com o curso do magistério primário e 125 professores de posto escolar. Pela insuficiência de instalações e devido à afluência escolar, que de ano para ano vem aumentando, necessita o Liceu de Adriano Moreira de:

Bloco de aulas especiais;

Ampliação das instalações; Considera-se também indispensável a ampliação da escola técnica.