Designação da despesa

1964

Encargos gerais

(contos)

Exercícios findos (contos)

Total de contos As despesas extraordinárias foram quase exclusivamente cobertas pelas verbas provenientes das fontes de financiamento indicadas na rubrica relativa a despesas extraordinárias:

Milhares de contos

Despesas extraordinárias

Planos de fomento

Aproveitamento de recursos - Agricultura, silvicultura e pecuária

Equipamento de serviços públicos

Outras despesas extraordinárias Do exposto se conclui que a província não pode contar com segurança com recursos financeiros próprios para cobertura dos investimentos para o seu desenvolvimento. Instituições de crédito O crédito privado é praticado quase exclusivamente pelo único estabelecimento bancário da província, a filial do Banco Nacional Ultramarino, sob a forma de crédito comercial a curto e médio prazos. Este Banco contribuiu também para o financiamento do Plano Intercalar de Fomento através de um empréstimo ao Governo provincial no montante de 12 000 contos, aplicado no sector dos transportes e comunicações.

Funciona também uma Caixa Económica Postal, que outorga crédito sobre garantia imobiliária e vencimentos. A escassez do seu volume de depósitos impõe-lhe um papel muito limitado como eventual fonte de financiamento do desenvolvimento.

A "Caixa. de Crédito", já criada e cujo objectivo é a concessão de crédito agrícola, pecuário, industrial e imobiliário com vista ao desenvolvimento económico-social da Guiné, é o primeiro instituto de crédito especializado verdadeiramente orientado para a satisfação das necessidades do financiamento da economia provincial.

Para além do financiamento dos empreendimentos previstos no III Plano, nos sectores de obras publicar em autarquias locais o da comparticipação no crédito predial há ainda possibilidade de os bancos comparticiparam também no capital e investimentos no sector privado. Particulares e empresas Admite-se poder dispor-se, em capitais de origem externa, de um montante de 394 000 contos para a pesquisa de hidrocarbonetos naturais. A este quantitativo

poderão juntar-se, provenientes de autofinanciamento de empresas, da mobilização da poupança local ou do recurso destes ao crédito externo, os montantes necessários para financiar, com o sector público, a instalação de novas

empresas de pesca e transformação de pescado, da primeira fase do entreposto frigorífico de Bissau e para montagem de outros complexos fabris de bebidas refrigerantes.

A mobilização da poupança local de empresas e famílias é ponto a considerar, assim como, no processo de desenvolvimento, a possível participação do Banco de Fomento Nacional.

Resumo do programa de financiamento

Fontes de financiamento

Milhares de contos

Percentagens

Total

Estado

Administração Central

Administração provincial

p. m.

Administração local

Organismos autónomos

Institutos de crédito e empresas seguradoras

Caixas económicas

p.m.

Bancos comerciais

p.m.

Particulares e empresas

Fontes externas

Financiamentos puros ou para a aquisição de equipamento

Investimentos directos Agricultura, silvicultura e pecuária Evolução recente e problemas actuais A Guiné apresenta uma estrutura típica das economias do continente africano. Efectivamente, observa-se a coexistência de um sector da economia de subsistência ou