Habitação e melhoramentos locais Evolução recente e problemas actuais Há neste sector, uma obra, em plena execução, que merece uma referência de realce pela sua envergadura: a construção de um novo bairro social - Bairro da Ajuda - junto à estrada para o aeroporto de Bissalanca.

Das 240 casas previstas, estavam já erguidas 83 em fins de 1966. O mercado estava em vias de conclusão. Já existia um edifício para estabelecimentos comerciais. Estava já em construção um conjunto escolar. Previa-se ainda construir uma igreja católica, uma mesquita, um posto médico e dois lavadouros públicos.

Do ponto de vista urbanístico, o bairro está funcionalmente concebido: casas rectangulares com cobertura de zinco, ruas amplas e balneários comunais dispersos. A prejudicar as condições ambientais, faz-se sentir, de momento, a falta de zonas verdes. Por outro lado, a distância a que o bairro se encontra de Bissau (local normal de trabalho) vem pôr o problema dos transportes colectivos regulares, inexistentes na capital.

Pelo Fundo de construção de casas para funcionários foram construídas, em 1964, seis moradias económicas. Tem-se em vista a melhoria de nível habitacional das classes populares e dos funcionários e a resolução dos problemas decorrentes do afluxo de população aos centros urbanos, da reinstalação de populações e do acréscimo demográfico.

As necessidades básicas da população, no que se refere a abastecimento de água, saneamento, infra-estruturas urbanísticas e fornecimento de energia eléctrica, constituem um dos objectivos a visar. Investimentos São os seguintes os empreendimentos propostos: Habitação Concelho da Bafatá: Construção de um bairro de 60 moradias populares, tipo Bairro da Ajuda de Bissau;

2) Construção de um bairro de habitações económicas para funcionários junto do Bairro da Bocha;

3) Ampliação e urbanização do Bairro da Rocha. Urbanização e construção de um bairro para funcionários da Câmara Municipal;

2) Construção de um bairro residencial para professores do ensino secundário e bloco com dez apartamentos;

3) Construção de residência para pessoal médico e de enfermagem. Construção de 20 habitações populares, tipo Bairro da Ajuda;

2) Construção de quatro bairros com 50 casas cada um para população deslocada;

3) Construção de duas casas com duas moradias geminadas para funcionários. Construção de um bairro popular, tipo Bairro da Ajuda, e construção de casas de renda económica. Concelho de Cacheu: Construção de dois bairros tipo Bairro da Ajuda.