Esquemas de regadio e povoamento

Instalação de cerca de 250 a 300 famílias em empresas de tipo familiar, ocupando áreas unitárias de três quartos de hectare. Crédito agrícola

Alargamento de crédito agrícola, a conceder por forma que se contribua para dar impulso necessário à realização dos objectivos visados no sector.

Agricultura, silvicultura e pecuária Evolução recente e problemas actuais A actividade piscatória processa-se num ritmo irregular e modesto, embora ultimamente se esteja a desenhar um incremento no sector, em especial no que diz respeito à forma de aquisição dos meios de captura. A população afecta às actividades fornece ainda pequeno contingente de pescadores (596) e produz um quantitativo global que está muito longe de satisfazer as necessidades de consumo interno. Os elementos estatísticos para o período de 1960 a 1965 são os seguintes:

Os valores da produtividade correspondem ao tipo elementar da pesca de subsistência.

Dada a escassa produção, e em virtude da procura interna de peixe e derivados ser substancial, a província vê-se forçada a importar considerável tonelagem de derivados de pesca. Considerando o estado actual das pescas na província, os objectivos em vista são os seguintes:

Substancial aumento da produção local pelo fomento da actividade piscatória e seus derivados;

Estímulo da iniciativa particular, no sentido de a interessar em tudo o que se refira à exploração piscatória e industrialização dos seus derivados. Investimentos No âmbito deste sector prevê-se o seguinte programa.

Construção de 40 embarcações do tipo preconizado pela F. A. O. para a pesca artesanal, e respectivo apetrechamento, de forma a atingir-se uma produção de 2000 t anuais. Aquisição de cinco traineiras para uma produção, por cerco e arrasto, de 2000 t anuais;

b) Aquisição de dois atuneiros destinados à pesca oceânica do atum, com uma produção da ordem das 40 000 t anuais;

c) Instalações industriais para a farinação e extracção de óleos de peixe. Câmaras de refrigeração e entrepostos frigoríficos

Instalação de quatro câmaras de refrigeração em S. Tomo e uma no Príncipe, com uma capacidade média, por câmara, de 12 t, destinadas a favorecer a recepção e distribuição do pescado do sector artesanal.

Instalação de entrepostos frigoríficos para a pesca industrial.

Instalação de pequenas oficinas de salga e secagem, para o tratamento de parte do pescado capturado pelo sector artesanal.