Circuitos de distribuição
VII) Transportes e comunicações
Do total, cabem à ilha de S. Torne 275 km.
É, no entanto, necessário que os Serviços de Obras Públicas se equipem por forma a poderem assegurar a boa conservação das estradas, em termos de delas tirar o mais econòmicamente possível todo o rendimento que de tais infra-estruturas seja legítimo esperar.
Em 1965 havia na província 821 automóveis ligeiros, 218 camiões, 53 tractores e 156 motociclos.
O porto da ilha do Príncipe (na cidade de Santo António) não tem quaisquer instalações e sòmente as suas apreciáveis condições naturais permitem que seja frequentado esporadicamente pela navegação de longo curso e sirva. normalmente à navegação de cabotagem (com a ilha de S. Tomé).
O aeroporto de S. Tomé está classificado como rede nacional. É de todo o interesse que este aeroporto esteja apto a dar apoio em rota e a poder ser utilizado por jactos em emergência.
Quanto ao aeródromo do Príncipe, está a ser convenientemente apetrechado.
A rede telegráfica e radiotelegráfica está coberta com duas estações, uma em S. Tomé e outra no Príncipe.
Pretende-se o alargamento da já razoável rede de estradas da província com vias de penetração para o interior.
Tem-se em vista dispor em S. Tomé de um porto de mar, que contenha em si todos os requisitos necessários à movimentação dos produtos de e para o exterior e que permita a atracação de navios de grande porte. Na ilha do Príncipe pretende-se melhorar o porto de Santo António.
Pretende-se uma maior segurança na navegação (farolagem) e a melhoria das ligações marítimas entre as duas ilhas.
Os objectivos a alcançar incluem melhoramentos nos aeroportos existentes.
Transportes aéreos
Há que proceder à remodelação do material de voo, com a substituição dos aviões em serviço por outros de construção recente.
Pretende-se a automatização e a ampliação da rede telefónica existente.
Construção de 88 km de novas estradas, sendo 80 km em S. Tomé e 8 km no Príncipe.
Melhoramento do porto de Santo António;
Farolagem dos portos e costas.