Transportes aéreos e aeroportos

Construção e apetrechamento de um anexo ao hangar do mesmo aeroporto;

Conclusão da asfaltagem da pista do aeródromo do Príncipe;

Construção e apetrechamento de edifícios próprios no mesmo aeródromo.

Transportes aéreos

Aquisição de dois aviões de seis a oito lugares e dos respectivos sobresselentes.

Ampliação da rede telefónica da cidade de S. Tomé;

Instalação da central telefónica automática de Santo António e lançamento da respectiva rede;

Melhoramento da estação de radiodifusão local. Habitação e melhoramentos locais Evolução recente e problemas actuais Existe actualmente em S. Tomé e Príncipe um problema de habitação cuja solução só será viável através da própria população, e não por meio de investimentos maciços do Estado.

De facto, o problema carece de ser abordado pelo estabelecimento de um programa dirigido, não apenas à construção de moradias por parte do Estado, mas também - e principalmente - ao estímulo das actividades privadas e à mobilização das poupanças ou dos esforços familiares.

Assim, sugere-se a criação e desenvolvimento de sistema de auxílio ou participação (sob a forma de subsídios ou créditos a conceder a entidades individuais ou colectivas) e a instalação e propaganda de modalidades da edificação de baixo custo, designadamente através da autoconstrução em locais tidos por convenientes.

Quanto a melhoramentos locais, ao longo do I e do II Planos de Fomento e ainda do Plano Intercalar foram levadas a cabo importantes realizações, e, se não ficaram supridas todas as necessidades, p elo menos não são eximidos investimentos de maior.

Assim, e no que respeita a abastecimento de água, redes de distribuição de energia eléctrica, etc., o que está ainda por realizar não constitui grande problema. Tem-se em vista a melhoria do nível habitacional e das condições apresentadas pelos centros populacionais. Investimentos Dirigem-se ao financiamento da construção de casas e de um conjunto de obras de interesse público, assim discriminado: Regularização da margem esquerda do rio Papagaio (Príncipe);

b) Rede de distribuição de energia eléctrica distribuindo-se pelas vilas que se encontram no traçado resultante do aproveitamento hidroeléctrico do rio Contador;

c) Abastecimento de água de povoados;

d) Urbanização de vilas e povoados.