Nota-se o recurso crescente às ramas exóticas. A penetração das mesmas no mercado externo tem-se revelado difícil.
Seria, assim, de tentar um esforço das manipuladoras no sentido de gradualmente, se procurar uma utilização cada vez mais completa das ramas locais.
As características estruturais e dinâmicas que a análise da economia permitiu pôr em relevo apontam de forma clara quais os sentidos em que, com maior probabilidade de sucesso, se deverão orientar os esforços a realizar para alcançar a desejada aceleração do seu processo de crescimento económico.
A expansão do seu produto interno, a ritmo suficiente para permitir uma redução progressiva da disparidade hoje verificada relativamente ao nível da capitação observada na metrópole, constitui objectivo atingível através de esforços concentrados e concertados essencialmente em três campos:
A intensificação, aliás já realidade, do aproveitamento dos recursos do subsolo para exportação e, sempre que econòmicamente possível e rentável, para transformação local;
A melhoria da produtividade da agricultura, sector sobre o qual a economia angolana continua fundamentalmente a assentar e cujas potencialidades se oferecem suficientemente variadas pára permitir segura escolha das culturas a fomentar ou a introduzir e das acções a realizar com vista a promover técnica e humanamente os agricultores tradicionais e a integrar as suas actividades na economia de mercado;
O fomento industrial, que, não obstante a autonomia do seu carácter motor, terá de se apoiar no desenvolvimento dag indústrias extractivas e da agricultura, com vista quer a valorizar as suas produções, dentro das possibilidades oferecidas pela receptividade dos mercados externos, quer à satisfação dos consumos locais. Este processo de industrialização deverá, em qualquer caso, ter como condição essencial a rentabilidade e viabilidade técnica, económica e financeira das unidades fabris.
A concretização de um esquema baseado nestas linhas genéricas de acção tem como condicionantes a satisfação paralela das exigências em matéria de infra-estruturas económicas e sociais e um esforço determinado no sentido da projecção, a ritmo ainda mais acelerado, do futuro da obra extraordinária de promoção social que vem sendo realizada nos mais diversos aspectos das populações da província.
A este respeito reconhece-se haver difícil equilíbrio a estabelecer entre as vantagens económicas de concentrar investimentos e acções nos pólos, zonas e eixos de desenvolvimento económico já existentes e a indispensabilidade de considerar simultaneamente a melhoria das condições de vida e de trabalho dos restantes núcleos populacionais.
A cuidadosa gestão dos recursos disponíveis e a congregação da colaboração das populações interessadas permitirá, certamente, resolver esta difícil compatibilização dos interesses puramente económicos com os de ordem política, soci al e humana.
O desenvolvimento das infra-estruturas económicas poderá, para além dos seus efeitos directos, desempenhar papel de relevo na formação do espírito empresarial, na medida em que a realização da obra e o fornecimento de equipamentos possam ser satisfeitos localmente. Uma programação cuidada poderá, com algum apoio, criar condições de vida básicas para novas indústrias e para o aparecimento ou consolidação de novas empresas.
As perspectivas abertas a um povoamento autónomo, determinado pelo próprio processo de desenvolvimento económico, ainda que não excluindo a vantagem da assistência e promoção oficiais, podem qualificar-se de muito favoráveis em si mesmas e susceptíveis de terem efeitos induzidos de relevo, através, nomeadamente, do alargamento e diversificação do consumo interno.
A efectivação das perspectivas apontadas implicará o prosseguimento de uma política financeira dominada pela preocupação de estabelecer equilíbrio entre uma tributação que, sendo dinâmica e adequada para cobertura dos encargos correntes e com os empreendimentos programados, não desincentivo o investimento e, em particular, a atracção de capitais externos.
A manutenção de um equilíbrio da balança de pagamentos externos constituirá segunda, e não menos importante, preocupação, cuja concretização está condicionada pelo sucesso que venha a ser alcançado no domínio da expansão das produções para exportação ou para substituição de importações e de fixação de poupanças formadas localmente em empreendimentos na província.
Objectivos gerais
A efectivação no condicionalismo particular de Angola dos objectivos que foram definidos pára o III Plano de Fomento traduz-se pelos seguintes objectivos:
1.º Intensificação do aproveitamento dos recursos do subsolo. - A posição já alcançada neste sector, nomeadamente no que concerne ao empreendimento mineiro de Cassinga, e o conhecimento das grandes potencialidades de aproveitamento a curto e médio prazo levam a considerar este sector como sendo um dos sectores motores do desenvolvimento da economia de Angola, com reflexos particularmente favoráveis da respectiva balança de pagamentos.
2.º Melhoria do nível de produção e produtividade do sector agro-peçuário - A aceleração do crescimento do produto deste sector constitui objectivo fundamental, quer no aspecto económico, quer