no aspecto social. Com efeito, não só nele se registam possibilidades de grande expansão de produção para consumo interno, para exportação e para transformação industrial mediante investimentos nem sempre vultosos, como tão-pouco se pode deixar de ter em conta o factor da promoção social das populações agrícolas, que no conjunto atingem cerca de 90 por cento da população activa, o qual está condicionado estreitamente pelo nível económico correspondente.

3.º Aumento e valorização da produção piscatória. - As actividades piscatórias desempenham já papel importante na vida económica de Angola. A riqueza piscatória das suas costas e a localização favorável, em relação aos pesqueiros do Atlântico sul, permitem considerar como objectivo fundamental o aumento do volume das capturas, através da modernização das frotas de pesca e seu equipamento, e o melhor aproveitamento qualitativo do pescado através da industrialização e comercialização convenientes.

4.º Desenvo lvimento paralelo do processo de industrialização. - Visando a valorização de produtos agrícolas, piscatórios ou mineiros para a exportação ou a sua transformação com vista a satisfazer o consumo interno, a industrialização está chamada a desempenhar papel de multiplicador do desenvolvimento económico de Angola, se conduzida num critério de estrita rentabilidade e viabilidade técnico-económica. Estes objectivos, cuja efectivação corresponde essencialmente ao propósito de assegurar a aceleração do ritmo de crescimento do produto nacional da província, permitirão realizar simultaneamente as condições básicas para o aperfeiçoamento do esquema de repartição dos rendimentos, qual seja o aumento absoluto dos produtos e a melhoria do nível de produtividade da mão-de-obra nos sectores motores. Mais como condição do que como objectivo, haverá que apontar ainda:

5.º Completamente e ampliação da rede das infra-estruturas. - A rede actualmente disponível de infra-estruturas carece de acompanhar e mesmo preceder o desenvolvimento programado nos diversos sectores económicos e as necessidades crescentes em matéria de equipamento social. Qualquer desfasagem nesta ligação poderá traduzir-se em estrangulamentos e deseconomias externas, que importa evitar a todo o custo. Para além destes objectivos essencialmente económicos, há que referir como objectivo prioritário e em Brande medida condicionante de toda a acção de progresso económico o seguinte:

6.º Promoção a ritmo cada vez mais acelerado das populações. - A valorização humana é, com efeito, fim essencial a atingir e condição de sucesso de todos os empreendimentos que assentem na modificação de atitudes ou exijam melhores qualificações profissionais e culturais ou mais elevado nível sanitário ou nutricional. Registar-se-á, em especial, a estreita conexão existente entre a promoção social e a integração em economias de mercado.

Projecções do produto A partir dos dados da contabilidade económica da província, foi verificada uma taxa média de crescimento anual do produto interno bruto de 3,62 porcento até 1963. Atendendo, porém, a que o ritmo de crescimento deveria ter-se acentuado em 1964 e 1965, é de aceitar como tendência normal do crescimento, em média, a taxa de 4,5 por cento. Foi esta última a taxa considerada na extrapolação feita e apresentada na 2.ª coluna do quadro seguinte:

Estimativa da evolução de crescimento do produto interno bruto Admitiu-se, pois, que no domínio do Plano Intercalar o esforço desenvolvido seria intensificado em relação aos anos anteriores, pelo que se tomou a taxa anual de crescimento de 5 por cento para o período de 1966-1968. Tal taxa de crescimento anual corresponde a um acréscimo anual correspondente a um crescimento do produto per capita a uma taxa anual de cerca de 4,8 por cento. Pareceu conveniente apresentar uma estimativa para uma hipótese menos optimista, considerando a taxa de acréscimo anual de 6,5 por cento, ou seja um crescimento do produto per capita da ordem de 4,3 por cento.

Não parecendo ser possível atingir, no domínio do III Plano de Fomento, taxa de crescimento anual superior a 7 por cento, haverá que prever a necessidade de substanciais esforços em planos futuros, de forma a visar-se como meta, a longo prazo, o nivelamento das capitações do produto interno bruto relativamente ao nível metropolitano, que, para já, implicaria uma taxa de acréscimo superior a 7 por cento. Para a projecção global e projecções sectoriais, até ao início do III Plano de Fomento, considerou-se que 1963 foi o ano de retoma no ritmo de desenvolvimento da actividade económica (acentuada provavelmente nos anos posteriores) e atendeu-se ao comportamento do nível da produção registada nalguns sectores, tais como indústrias transformadoras, indústrias extractivas e a exportação de produtos agrícolas. Não se deixou também de tomar em conta o ritmo de crescimento que se vinha verificando nalguns sectores antes de 1961.

No quadro seguinte indicam-se os valores de produção estimados para os sectores de actividade acima referidos (conquanto os dados estatísticos disponíveis não permitam o cálculo exacto do valor global).