(a) Adoptou-se a taxa de crescimento verificada no período de 1062-1063.

Projecções da despesa imputada ao produto nacional bruto A extrapolação das tendências verificadas pela análise da despesa imputada ao produto nacional bruto levaria estes componentes da despesa aos níveis seguintes, em 1973:

Estes valores são inferiores, no conjunto, aos que a realização de qualquer das duas hipóteses A e B possibilita, ainda que tal realização postulasse modificação significativa da sua composição. Assim, não só será indispensável, para tanto, que a formação bruta de capital fixo atinja níveis de 7700 e 8500, respectivamente, no ano de 1973, como parece aconselhável procurar retardar o ritmo de crescimento das despesas do consumo público. Por outro lado, as características estruturais da posição da província, no que diz respeito a relações económicas com o exterior, recomendam a inserção, no esquema de crescimento, da preocupação - consubstanciada em medidas positivas de fomento de exportação e de produção para exportação - de inverter a regressão da balança de pagamentos. As projecções elaboradas dentro deste esquema, e devidamente compatibilizadas com os níveis a atingir pelo produto interno bruto em 1973, constam do quadro que segue.

Projecções da despesa

A expansão mais acelerada do consumo privado permitirá não só enquadrar uma mais acentuada monetarização dos sectores da economia de subsistência, como também dar às populações um interesse mais directo no processo do desenvolvimento económico.

É de reconhecer, porém, que a aceleração da taxa de formação de capital fixo para os níveis previstos - próximos dos praticados em economias mais evoluídas - não deixará de constituir preocupação prioritária, nomeadamente no que se refere a permitir uma participação mais relevante do sector público, enquanto a motivação no sentido da fixação na província das poupanças forma das internamente no sector privado não seja preponderante.

Projecções da formação bruta de capital fixo A tentativa para o estabelecimento dos investimentos exigidos para a aceleração dos acréscimos propostos do produto interno bruto pode ser feita a partir do coeficiente capital-produto. Na pesquisa de um valor aceitável para tal coeficiente usaram-se, como primeira tentativa, os valores da formação bruta de capital interior a preços de 1963, estimados pela M.E.R.N.U.