Não existe propriamente problema de carência de pescado. As flutuações verificadas nos níveis das capturas dos pelágicos devem-se, com efeito, principalmente as dificuldades de detectar os cardumes com os meios disponíveis.

A pesca de arrasto ao largo e ao longo da costa é, por outro lado, praticamente inexplorada pela frota nacional, tendo-se, no entanto, notícia do exercício por frotas estrangeiras. Tal facto recomenda a necessidade de se estudarem estas pescas, para o que a recente aquisição de um navio de investigação será instrumento de maior valia.

Dado que tais estudos não poderão deixar de ser demorados, há que encontrar uma solução de compromisso entre os departamentos científicos e a indústria, consistindo a solução aconselhável na adopção, nesta primeira fase, de barcos polivalentes.

Tais barcos, aptos cumulativamente a fazerem pesca de cerco, dão ao armador possibilidade diversificada, se o arrasto costeiro não se mostrar compensador.

Quanto ao atum, há grandes possibilidades de aumentai-as capturas ao largo e ao longo da costa, oferecendo Angola pontos de apoio importantes para o seu desenvolvimento. No apoio às indústrias de pesca, processa-se a renovação da frota de pesca, tendo sido elaborado, como trabalho preliminar, inventário das embarcações de pesca de cerco e arrasto com mais de 12 mt de comprimento matriculadas na província.

Foi entregue ao Instituto das Indústrias de Pesca o armazém de Moçâmedes e a construção dos de Benguela e de Porto Alexandre. Pode assinalar-se o começo de funcionamento dos armazéns de Benguela para as conservas de peixe e do de Moçâmedes para todos os produtos. Tem o Instituto procurado, por outro lado, favorecer a selecção de equipamento, sendo este um dos aspectos que é justamente tomado em conta quando se trata do financiamento a fazer pelo Fundo de Apoio.

Em 1965 foi elaborado um plano para o Fundo de Apoio às Indústrias de Pesca, em que se propunha fazer um financiamento a toda a indústria no sentido de equipar As traineiras com aladores mecânicos, ecosoudas e radiotelefones e as fábricas com queimadores de fuel para as caldeiras e centrifugadoras para a produção de óleo.

No tocante à reestruturação e concentração da indústria, o Instituto favorece a constituição de cooperativas de produção nos principais centros pesqueiros da província ou de empresas que associem outras de pequena dimensão. Assim foi proposto o financiamento pelo Fundo, de Apoio da instalação de uma fábrica de farinha e óleos de peixe em Porto Alexandre, em substituição de cinco fábricas de eira.

Procura-se, por outro lado, fomentar a instalação de equipamento para farinhas e óleos, com a característica de não utilizarem caldeira, trabalhando pequenas quantidades de matéria-prima, nas unidades industriais de dimensão razoável que pela sua situação isolada não estejam em condições de vender os detritos de peixe. No que se refere às possibilidades de expansão das capturas das principais espécies, registar-se-á:

Pelágicos (peixes de superfície). - O esforço destas pescas incide em zonas pouco afastadas da costa, exclusivamente de noite, com esporádico auxílio de electrónicos e utilização de companhas numerosas. Reduzindo os elementos da companha em, pelo menos, 50 por cento e conseguindo a utilização dos aparelhos de que dispõem (o que lhes permitirá a pesca diurna), poder-se-á incrementar esta pesca sem investimentos adicionais.

Há, no entanto, que ter em conta que os pescadores são fortemente tradicionalistas. Para modificação de tal atitude torna-se necessário, a curto prazo, enquadrá-los com pescadores mais evoluídos e, a médio prazo, criarem-se escolas técnicas de pesca.

Atuns e afins. - É evidente, perante as amplas áreas transoceânicas, que a captura do atum com longline (palangre) por embarcações japonesas vem revelar, desde 1957, no Atlântico tropical, a modéstia da produtividade da extracção desta espécie em. Angola.

Assim, e como factores de ordem biológica e ecológica recomendam, poderá a frota de isco vivo ser expandida para exercício, praticamente, entre- o Sul da província e o equador, em exploração analógica à da frota atuneira

já existente em territórios vizinhos.

Poder-se-ia confiar, por outro lado, dada a distribuição oceânica dos atuns, com atuneiros congeladores de maior porte, para cerco e isco vivo, e cuja acção poderia ser conduzida ao longo do ano no Atlântico oriental tropical.

Da mersais (peixes da fundo). - Procura-se incrementar o arrasto costeiro com utilização de embarcações polivalentes, que simultaneamente se destinam também ao cerco na safra própria. A rentabilidade destas embarcações informará a política a seguir na matéria.

No que se refere ao arrasto do alto, ainda que até ao presente só exista um barco registado na província, tem-se notícia que empresas projectam apetrechar- se para a concorrência no Sueste atlântico, onde a rentabilidade das capturas se tem situado a nível muito satisfatório.

158. No que respeita a fábricas de farinhas e óleos de peixe, tem-se processado, nos últimos tempos, movimento tendente à concentração das pequenas empresas em novas empresas de dimensão adequada para a produção mecânica de farinhas.

Verifica-se forte tendência para incrementar a indústria do frio, com instalação de câmaras de congelação e armazenamento, e contando ainda com os peixes de menor porte - carapaus e cachuchos - e algum peixe de fundo capturado pelas armações; tal tecnologia deverá ser fortemente expandida, para o que o próximo registo na província de novos arrastões muito irá contribuir.