exigir em empreendimento de tal monta. Esta dificuldade, aliás, já foi sentida no V Congresso Nacional de Pesca, que recomendou ao Governo o favorecimento da constituição de empresas para tal fim.

Tem-se notícia de que uma empresa de Luanda e outra do Lobito se propõem construir estaleiros com as características preconizadas, o que muito favorecerá a possibilidade de renovar a frota.

III) Indústrias extractivas e transformadoras

1.1. Evolução recente, situação actual e perspectivas

1.1.1. Estudos hidrogeológicos e aproveitamento de águas Grande parte do território de Angola é semiárido ou árido. São pouco numerosos os cursos de água de carácter permanente e pode dizer-se que quase todos os rios têm regime torrencial.

As condições hidrológicas são, pois, de natureza a atribuir às águas subterrâneas papel de grande relevo no abastecimento das populações e para as restantes utilizações, com relevância para o desenvolvimento económico.

Nas regiões do Sul e do Sudoeste da província a água é, em particular, factor determinante de qualquer política de desenvolvimento económico social e condicionamento da economia das populações existentes.

174. Os estudos hidrogeológicos têm de ser levados a efeito segundo programas regionais, de acordo com as solicitações inerentes aos planos de desenvolvimento da pecuária, da agricultura, da construção de infraestruturas, do estabelecimento de núcleos de povoamento, etc.

Têm sido assim resolvidos, até agora, problemas de abastecimento de água de carácter urgente, o que tem exigido a execução simultânea da prospecção, da pesquisa e da captação de águas subterrâneas. A efectivação de estudos hidrogeológicos regionais que permitissem a definição de princípios e critérios gerais de ocorrência das águas e a determinação das suas características não seria, aliás, possível sem a execução das operações de prospecção e pesquisa. Aquela definição, que constitui uma valiosa aquisição do ponto de vista do conhecimento científico do território, vem, portanto, sendo feita à medida que decorrem estes trabalhos.

Em virtude da vastidão dos recursos aquíferos subterrâneos existentes, o inventário dos mesmos é um objectivo de primordial importância para o desenvolvimento do território. Este inventário só poderá processar-se, mediante estudos hidrogeológicos sistemáticos e intensivos. O programa a estabelecer deve, por isso, condicionar-se a um objectivo de carácter geral (o inventário dos recursos aquíferos) e a objectivos de carácter regional ou local (dependentes dos empreendimentos que se pretender servir), numa solução de compromisso, em que não se vise efectuar o estudo hidrogeológico sistemático do conjunto do território, mas sim realizar os estudos que permitam o aproveitamento racional dos recursos aquíferos necessários à concretização dos esquemas de desenvolvimento económico. A província adquiriu, ao longo de cerca de vinte anos, uma grande experiência em questões de hidrogeologia, prospecção, pesquisa e captação de águas subterrâneas, dispondo hoje de técnicos especializados e de equipamento moderno. Todavia, perante a grandeza do empreendimento em causa - decorrente, naturalmente, da vastidão do território -, há que prosseguir no. sentido da ampliação .da estrutura técnica já existente, aperfeiçoando constantemente os métodos de trabalho.

Data de 1963 a criação de um dispositivo capaz de permitir a execução rápida dos estudos e das obras necessários ao abastecimento de água das regiões pastoris