Pessoal a empregar: 400 pessoas;

Consumo anual de energia eléctrica: 72 000 contos.

A indústria deverá ficar localizada no Bondo. Praticamente, toda a produção será destinada a venda em outros territórios nacionais e a exportação.

2.3.10. Construção de máquinas, com excepção das eléctricas Apoio às indústrias de máquinas e ferramentas já instaladas (l.ª «trancho», em 196S, e 2.ª «tranche»). - Sugere-se a concretização do apoio aos industriais já estabelecidos, de preferência, e localizados nas zonas de Luanda ou Lobito-

-Benguela, com vista a contribuir para a formação de operários e desenvolvimento da prática de trabalhar o ferro, técnica base de uma industrialização.

2.3.11 Construção de materiais de transporte Complexo industrial para a montagem de veículos automóveis (Luanda). - Este complexo industrial, requerido já por uma firma, abrange linhas de montagem e fabrico, com a capacidade máxima anual de:

3600 velomotores e 2500 motociclos; 800 carrinhas e 600 camiões; 3000 «turismos»; 5000 carroçarias para veículos automóveis, etc.

2.3.12. Fomento industrial regional Sob esta designação incluem-se os empreendimentos destinados a satisfazer os seguintes objectivos do Plano:

a] Apoio ao desenvolvimento regional;

b) Apoio às indústrias complementares da agricultura.

Deve notar-se que nestas verbas globais não se enquadram as que foram consideradas para um fim específico, embora dentro da finalidade geral a que a verba se destina.

Quanto ao desenvolvimento regional, há a considerar neste campo variadíssimas indústrias, como sejam: cerâmicas, padarias (na zona afectada), fabrico de cal, conservação de frescos, etc., além de qualquer indústria que possa haver interesse em instalar, como, por exemplo, a industrialização de maqueta no Baixo Cubango, zona que interessa desenvolver.

As entidades executoras dos empreendimentos (sobretudo no sector industrial), o total dos recursos necessários, as fontes de financiamento, etc., são problemas a considerar.

De notar que um esquema de desenvolvimento distrital terá de atender às diversas actividades que se poderão desenvolver nos distritos, para além da instalação de pequenas indústrias.

Indústrias extractivas e transformadoras